Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19852
Título: | A literatura afro-brasileira na sala de aula: perspectivas e práticas para um ensino inclusivo |
Autor(es): | Oliveira, Iria Maria Maia Pereira de |
Palavras-chave: | Literatura Afro-brasileira Afirmação Cultural Ensino |
Data do documento: | 7-Ago-2019 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo, refletir acerca do ensino de literatura afro-brasileira no contexto da sala de aula, destacando sua relevância no processo de afirmação cultural que tem como base a Lei 10.639/03, a qual trata da obrigatoriedade do ensino da cultura afro-brasileira em todas as séries do ensino regular, contemplando as disciplinas de história, artes e literatura. Partindo desse contexto, é possível entender que o uso de textos literários que trazem essa temática, contribuem para o conhecimento acerca da formação cultural da sociedade brasileira, além de se constituir em um importante espaço político ao tratar da relevância que o negro teve na formação identitária do país, combatendo assim a invisibilidade e os silenciamentos tão presentes na sociedade contemporânea. Ainda dentro desse contexto, é possível evidenciar e consolidar o entendimento de que o uso da literatura afro-brasileira é de extrema relevância na realidade educacional como bem colocam autores como Oliveira (2008); Pires (2005), Cuti (2010) dentre outros que evidenciam a presença de uma voz negra que precisa ser lida, uma vez que contribui para o conhecimento de aspectos históricos de extrema importância para a formação identitária dos sujeitos, realidade que amplia a responsabilidade da escola enquanto lugar de formação social e traz para a prática docente mais possibilidades metodológicas de desenvolver um ensino efetivo e uma aprendizagem significativa que possibilite aos alunos se perceberem como parte do processo histórico-social do qual fazem parte. |
Descrição: | OLIVEIRA, I. M. M. P. de. A literatura afro-brasileira na sala de aula: perspectivas e práticas para um ensino inclusivo. 2019. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19852 |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Iria Maria Maia Pereira de Oliveira.pdf | 6.73 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.