Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19856
Título: Receitas culinárias: voz e letra nos espaços da memória e da tradição oral
Autor(es): Pereira, Alisson Clebio de Araujo
Palavras-chave: Letra
Receita culinária
Memória
Oralidade
Voz
Data do documento: 7-Ago-2019
Resumo: Os cadernos manuscritos que registram receitas culinárias, apreendidas a partir da tradição oral, apresentam traços linguísticos importantes, revelados a partir da voz e da oralidade conduzidas pela memória. A voz funciona como um mecanismo de transporte carregado por elementos linguísticos. Neste percurso, as receitas são reespacializadas e “reescritas” de acordo com as tradições. Através dos utensílios culinários, ingredientes e descrição dos modos de fazer receitas, verifica-se a presença da voz e suas readaptações conforme a cultura e as tradições que fazem parte de seu sistema simbólico. Tudo está entrecruzado nas práticas culinárias circunscritas na Letra e na Voz. Nesta perspectiva, despertou-se a necessidade de averiguar na região de Catolé do Rocha, Sertão Paraibano, a existência de receitas culinárias em cadernos manuscritos de senhoras moradoras na cidade, com o fito de analisar rastros linguísticos que apontassem a presença da voz, da oralidade, da memória e da tradição. Primeiramente, foi realizada uma leitura bibliográfica tendo como pressupostos teóricos, Halbwachs (2006), Ong (1998) e Zumthor (1993, 1997, 2005, 2010), dentre outros. Em seguida, realizou-se uma pesquisa de campo, localizando-se quatro senhoras, cada qual com um caderno. Dentre estes, analisouse sete receitas culinárias, duas doces e cinco salgadas. Os cadernos manuscritos revelam as vozes que perpassam através do tempo e que ainda permanecem na cultura da nossa região.
Descrição: PEREIRA, A. C. A. Receitas culinárias: voz e letra nos espaços da memória e da tradição oral. 2019. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19856
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alisson Clebio de Araujo Pereira.pdf5.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.