Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19948
Título: Educação infantil: reflexões sobre o método Montessoriano
Autor(es): Lima, Carla Juliana Alves de
Palavras-chave: Educação infantil
Método Montessoriano
Formação integral
Autoeducação
Data do documento: 19-Jun-2019
Resumo: Maria Montessori traz a escola que tem o objetivo de uma formação integral da criança, uma "educação para a vida". Montessori escreveu que o desenvolvimento se dá em “planos de desenvolvimento”, de forma que em cada época da vida predominam certas necessidades e comportamentos específicos. Sem deixar de considerar o que há de individual em cada criança, ela pode traçar perfis gerais de comportamento e de possibilidades de aprendizado para cada faixa etária, com base em anos de observação. A proposta da educação Montessoriana, pressupõe que a educação é conquista da criança, uma vez que é a inato a criança a capacidade da autoeducação, se forem dadas as devidas condições para o desenvolvimento. Nesse sentindo o presente artigo tem por objetivo: mostrar a partir de uma revisão bibliográfica como o método Montessoriano estrutura os processos de ensino aprendizagem, bem como, debater e analisar os benefícios do método na educação infantil. Assim sendo, na revisão bibliográfica foram utilizados pesquisadores como: Pinto (2005) o qual traz as considerações referentes a aplicação do método; Ferrari (2008) nos leva a reflexão do diferencial no método Montessori da escola tradicional e Fontenele e Silva (2012) que vem abordar a educação sob a ótica Montessoriana colocando-a enquanto formação integral. Em seu esforço por superar o ensino tradicional, Montessori conseguiu avançar efetivamente na individualização do ensino, e o fez com base na simplificação do trabalho docente. Diferentemente do ensino tradicional, marcado por uma relação educativa de caráter individual, na qual o professor responsabilizava-se pela educação de um, ou poucos, alunos.
Descrição: LIMA, C. J. A. de. Educação infantil: reflexões sobre o método Montessoriano. 2019. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19948
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Carla Juliana Alves de Lima.pdf1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.