Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19955
Título: Contribuições das interações sociais para o desenvolvimento cognitivo da criança no contexto alfabetizador
Autor(es): Dias, Kétsia Ferreira Viana Bezerra
Palavras-chave: Psicologia educacional
Teoria histórico-cultural
Interação social
Desenvolvimento cognitivo
Data do documento: 19-Jun-2019
Resumo: O presente trabalho buscou investigar as contribuições das interações sociais para desenvolvimento cognitivo de crianças a partir da perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural, pois esta é de fundamental importância para compreensão dos fenômenos educativos, principalmente, em relação ao desenvolvimento e a aprendizagem no âmbito escolar historicamente construído. A metodologia utilizada para concretização da pesquisa foi de caráter qualitativo alicerçado no método dialético, visto que esse tipo de metodologia nos permite uma compreensão sobre a realidade analisada. A investigação foi realizada a partir de observações em uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental com alunos na faixa etária de 7 anos em uma Escola Municipal da cidade de Campina Grande – PB. Os resultados da pesquisa demonstraram a importância das interações sociais para o desenvolvimento cognitivo no processo da alfabetização ao possibilitar a construção de relações de aprendizado significativas entre os alunos. Concluímos que o processo educativo deve possibilitar e valorizar as trocas de aprendizado entre os alunos em sala de aula.
Descrição: DIAS, K. F. V. B. Contribuições das interações sociais para o desenvolvimento cognitivo da criança no contexto alfabetizador. 2019. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19955
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - KÉTSIA FERREIRA VIANA BEZERRA DIAS.pdf471.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.