Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19962
Título: As tiras no ensino espanhol: reflexões sobre a leitura em uma abordagem comunicativa
Autor(es): Fernandes, Mikaele Barbosa
Palavras-chave: Leitura
Tira cômica
Abordagem comunicativa
Compreensão textual
Data do documento: 19-Jun-2019
Resumo: A presente pesquisa se ocupa no estudo das tiras no ensino do espanhol. Nesse sentido, reflete sobre a leitura numa abordagem comunicativa, objetivando oferecer um subsidio para o professor desenvolver as habilidades dos alunos a partir da compreensão leitora, como também desenvolver atividades psico-cognitivas de compreensão e interpretação. Visto como problema a falta da prática de leitura, considera-se aqui trazer para salas de aula gêneros textuais que despertem no aluno esse interesse pela leitura, destacam-se aqui as tiras-cômicas em virtude de estas estarem mais perto da realidade dos alunos e por serem de rápida associação de ideias o que os motiva na hora de ler. Os aspectos metodológicos que fundamentam esse estudo, caracteriza-se de natureza e tipo, bem como o contexto de geração de dados, recursos e instrumentos, procedimentos de coleta e sistematização dos dados. Desse modo, a perspectiva da leitura cumpre um relevante papel na área de aprendizagem, pois está conectada ao mundo maneira direta e objetiva de forma primordial ao enriquecimento da memória e ao censo crítico. Nas tiras é notório que o leitor atua efetivamente no processo de leitura, ou seja, não é um leitor passivo, mero receptor de informação, trazendo para leitura suas experiências passadas, seus conhecimentos de mundo para poder interagir criando hipóteses, fazendo interferências, associando o verbal e o não verbal a formação do sentido. As teorias cognitivas de leitura de acordo com Kleiman (1989) e que o conhecimento linguístico desenvolve um papel central no procedimento do texto. Para adquirir a compreensão do leitor fazendo o uso de seus conhecimentos de mundo, fazendo uso de inferências e levantamentos de hipóteses. A autora também cumpre um papel relevante neste momento pois é sua tarefa ser claro, informativo, e usar argumentos consistentes.
Descrição: FERNANDES, M. B. As tiras no ensino espanhol: reflexões sobre a leitura em uma abordagem comunicativa. 2019. 27p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19962
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MIKAELE BARBOSA FERNANDES.pdf893.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.