Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19972
Título: A pré-escola no espaço do ensino fundamental:perspectiva de docentes
Autor(es): Souza, Sandra Eliza Tavares de
Palavras-chave: Ensino fundamental
Pré-escola
Espaço físico escolar
Perspectiva docente
Data do documento: 17-Jun-2019
Resumo: O presente estudo tem como objetivo principal analisar o espaço para a pré-escola em instituições de Ensino Fundamental, a partir da perspectiva de docentes que atuam neste nível da Educação Infantil. Instituições públicas de Ensino Fundamental, localizadas na cidade de Queimadas – PB, foram tomadas como campo de investigação. Os fins deste estudo nos encaminharam para a caracterização de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória. A pesquisa envolveu, inicialmente, quatro instituições públicas desta cidade, as quais atendem da Educação Infantil ao Ensino Fundamental. No decorrer do processo de investigação, percebemos que a oferta da Educação Infantil, em duas dessas escolas, ocorria em espaço físico anexado, onde as crianças da pré-escola não tinham acesso ao ambiente do Ensino Fundamental. Os sujeitos envolvidos neste estudo foram apenas quatro professoras do quadro efetivo, das duas escolas onde os espaços eram comuns para a Educação Infantil e Ensino Fundamental. Para coleta de dados foi aplicado um questionário, previamente elaborado pela pesquisadora, a essas educadoras. O período de coleta de dados ocorreu durante os meses de abril e maio do corrente ano. O referencial teórico-metodológico foi integrado por documentos oficiais como Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil (BRASIL, 2006), Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010), e por estudos de Zabalza (1998), dentre outros. Os dados evidenciam que o espaço físico escolar deve contribuir para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, e é possível o atendimento à Educação Infantil, no espaço do Ensino Fundamental, desde que a estrutura do ambiente seja favorável para atender às principais necessidades da criança, possibilitando o desenvolvimento de suas habilidades. Concluímos que a organização do espaço escolar para a pré-escola é primordial para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, e este espaço deve favorecer o seu direito de viver a infância, respeitando-se sua condição de criança, independente se esse nível da Educação Infantil é ofertada em instituição que também oferece Ensino Fundamental.
Descrição: SOUZA, S. E. T. de. A pré-escola no espaço do ensino fundamental:perspectiva de docentes. 2019. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/19972
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - SANDRA ELIZA TAVARES DE SOUZA.pdf541 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.