Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20164
Título: Teoria e prática em ensino de física: articulações necessárias
Autor(es): Pinheiro, Francisca Albanira Liberato
Palavras-chave: Teoria e prática da física
Prática experimental
Formação de professores
Data do documento: 4-Nov-2016
Resumo: Esta pesquisar se apresenta como proposta para buscar estratégias que venham simplificar o ensino da Física, partiu de um estudo acerca da percepção dos alunos sobre a necessidade da inovação da prática experimental, devido a importância desta metodologia que atua como facilitadora da compreensão dos temas apresentados nas aulas. Essa pesquisa se caracteriza como quanti-qualitativa, experimental e bibliográfica com foco na produção intelectual e documentalcom aplicação de questionário aluno. Diante disso, a mesma teve como objetivo central, analisar uma situação pedagógica com abordagem experimental problematizadora com estudantes de Física, desenvolvendo aplicações de conteúdo, avaliações da aprendizagem e da percepção dos estudantes sobre esta metodologia de ensino. Esta foi desenvolvida na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus VII na cidade de Patos-PB. Participaram da investigação alunos dos 3°e 5º período do Curso de Física e alunos do 9° período do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas com habilitação em física, para a investigação foi realizada uma aula problematizadora baseada no estudo de Delizoicov com fundamentação nas teorias de Paulo Freire, posteriormente foram apresentados dois experimentos científicos, que buscaram problematizar o conteúdo apresentado. Logo em seguida aplicou-se um questionário cujo prefácio destacava a importância da pesquisa e da participação destes. Percebeu-se que houve interação por parte dos alunos mediada pelos conteúdos trabalhados e experimentos realizados. Ao que diz respeito ao experimento os alunos respoderam no geral que a aula foi muito boa porém não tinha sugestões que pudessem contribuir. Diante disso, a inserção de práticas experimentais é um ponto crucial para uma conformação aos principios pedagógicos contemporâneos apresentados nos documentos educacionais oficiais e as reais exigências do ensino de física.
Descrição: PINHEIRO, F. A. L. Teoria e prática em ensino de física: articulações necessárias. 2016. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Exatas) – Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2016.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20164
Aparece nas coleções:82 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisca Albanira Liberato Pinheiro.pdfPDF - Francisca Albanira Liberato Pinheiro745.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.