Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20241
Título: As músicas infantis para aperfeiçoamento do letramento literário
Autor(es): Fragoso, Islanny Ramalho
Palavras-chave: Músicas Infantis
Leitura Infantil
Estágio Supervisionado
Data do documento: 24-Mai-2019
Resumo: Este trabalho traz uma proposta de leitura de Literatura Infantil para ser desenvolvida com alunos do 3° Ano do Ensino Fundamental (Séries Iniciais), com o objetivo geral de favorecer a apropriação da leitura, através da intertextualidade com as músicas infantis, intensificando assim, o aprimoramento da leitura, da escrita e consequentemente com textos multimodais. A proposta a seguir trata-se do incentivo às crianças ao aperfeiçoamento da leitura e das diferentes linguagens, visto que, diante de avaliações mais definidas, necessitam de um olhar pedagógico mais direcionado. No decorrer do Estágio Supervisionado, foi priorizada a apreciação da leitura por meio de textos multimodais, porque buscamos através deles o desenvolvimento das capacidades que os alunos desse nível de desempenho precisam para avançar no processo de leitura, sem perder de vista o letramento. Para isso, foi sugerida uma proposta de leitura literária infantil a partir do livro “Sapo Comilão”; de Stela Barbieri e Fernando Vilela, no intuito de promover o envolvimento da criança com a leitura e desenvolver um trabalho significativo com o texto literário infantil para que ela se sinta capaz de preencher as lacunas que o texto possui, utilizando as músicas infantis como elemento introdutório para a ampliação da criticidade e construção de sentidos, tomando o letramento literário como condição fundamental para o trabalho com a literatura e a formação de leitores, usando como metodologia a parte da proposta de sequência básica para o letramento literário do autor Rildo Cosson (2012), que vêm a se concretizar através de uma sequência didática, com o objetivo de proporcionar a apropriação e vivências da leitura e da música, promovendo o desenvolvimento da criatividade e incentivando a criança a experimentar os primeiros contatos ao prazer de ler.
Descrição: FRAGOSO, I. R. As músicas infantis para aperfeiçoamento do letramento literário. 2019. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Pedagogia - EAD) - Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20241
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Islanny Ramalho Fragoso.pdf341.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.