Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20309
Título: O uso do signwriting como ferramenta de alfabetização nas séries iniciais para alunos surdos
Autor(es): Ferreira, Matheus Silva
Palavras-chave: Alfabetização de surdos
Escrita de sinais
Língua estrangeira
Ensino-aprendizagem
Data do documento: 14-Ago-2019
Resumo: Sabe-se que hoje o domínio de uma língua estrangeira é um divisor de águas entre aqueles que competem a uma vaga de emprego nesse mundo que se torna cada vez mais competitivo. Também, sabe-se que essa exigência do mercado de trabalho afeta, sobretudo, as pessoas com deficiência. Nosso estudo visa a promoção de uma reflexão que versa sobre o processo de alfabetização dos sujeitos surdos em fase escolar focando, nesse estudo, a necessidade que há na desconstrução da crença existente de que o surdo é plenamente alfabetizado na metodologia bilíngue. Levantamos como fator contrário a essa realidade encontrada nos ambientes educacionais especiais e inclusivos a falta do ensino-aprendizagem de um sistema de escrita de sinais e o quanto ele é favorável não apenas na plena alfabetização dos surdos, mas também em como a aquisição de um sistema de escrita de sinais, ou seja, de um ter a liberdade de gozar de um sistema de registro de escrita é benéfica à comunidade surda, no nosso caso, à comunidade surda brasileira, servindo esse sistema até mesmo como facilitador do processo de aprendizado e/ou de ensino de línguas estrangeiras, fatos que se constituíram como objetivos geral e específicos desse presente estudo. Para tornar nosso estudo possível, utilizamos a língua inglesa como exemplo de língua estrangeira ao mesmo tempo em que estudamos e demonstramos aqui como ocorre o processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira para os surdos tanto em escolas especiais quanto em escolas inclusivas. Nossa metodologia pautou-se, então, em uma abordagem de pesquisa bibliográfica, de um questionário semiestruturado e de entrevista. Além disso, usamos como referencial teórico alguns dos estudiosos das línguas de sinais que se centram em aspectos linguísticos e/ou educacionais, tais como: Quadros & Karnopp, Gesser e Honora. Também, fizemos largo uso do livro escrito pelo casal Barreto (2015), intitulado “Escrita de sinais sem mistérios”, sendo essa escolha uma das mais importantes na produção dessa pesquisa. Concluímos nosso estudo felizes por poder comprovar, através de nosso referencial teórico, que os nossos objetivos foram alcançados.
Descrição: FERREIRA, M. S. O uso do signwriting como ferramenta de alfabetização nas séries iniciais para alunos surdos. 2019. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20309
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MATHEUS SILVA FERREIRA.pdf471.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.