Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20342
Título: El inconsciente en La casa de papel: una lectura del personaje profesor a través de la perspectiva freudiana
Autor(es): Silva, Elivelton Marques Xavier da
Palavras-chave: Psicoanálisis
Inconsciente
Análise freudiana
Análise do discurso
Data do documento: 17-Jun-2019
Resumo: Em busca de compreender as ações no presente de uma pessoa, trazendo lembranças inconscientes para o consciente, Freud decidiu desistir da hipnose para se engajar em outro tipo de método. Assim, o tratamento psicanalítico pode ser explicado como uma conversa elaborada entre o paciente e o psicólogo, sobre eventos passados, para tentar curar a doença relacionada a mente de uma pessoa ou explicar o comportamento. Seguindo essa linha psicanalítica, o inconsciente pode influenciar o consciente. Professor (Sergio Marquina), o personagem principal da série a ser analisada, mostra sinais de uma pessoa muito inteligente, bem calculista em cada etapa do plano, e muito cuidadoso com os assaltantes, porém ao mesmo tempo apresenta um passado difícil durante a série. Assim, nosso presente trabalho, irá utilizar a série La Casa de Papel (2017) com o principal objetivo de analisar a mente do personagem Professor (Sergio Marquina), considerado o "criador" de todo o plano do roubo. Desta forma, faremos uma análise da série destacando episódios específicos que exemplificam a perspectiva freudiana sobre o inconsciente. Para isso, tivemos contribuição teórica do estudioso Sigmund Freud em, "Sigmund Freud, Conferências Introdutórias sobre Psicanálise (2006)", "O Ego e o ID (1923)" e "Freud e o inconsciente (2009)".
Descrição: SILVA, E. M. X. da. El inconsciente en La casa de papel: una lectura del personaje profesor a través de la perspectiva freudiana. 2019. 25p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Espanhola) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20342
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ELIVELTON MARQUES XAVIER DA SILVA.pdf789.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.