Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20346
Título: Prova Brasil de Língua Portuguesa e sua infuência no processo de leitura e escrita para os alunos do 5º ano: o que dizem os professores pesquisados do município de Queimadas-PB
Autor(es): Silva, Iara Maria da
Palavras-chave: Avaliação
Prova Brasil
Ensino fundamental
Desempenho escolar
Data do documento: 21-Ago-2019
Resumo: Este artigo apresenta resultados da pesquisa que tem como objetivo geral, analisar os efeitos da Prova Brasil em relação ao ensino-aprendizagem dos alunos do 5º ano em duas escolas municipais do Ensino Fundamental de Queimadas, sendo uma da Zona Rural e outra da Zona Urbana, onde três professoras contribuíram para que a pesquisa fosse realizada. Quanto aos aspectos metodológicos foi realizado inicialmente, um estudo teórico sobre a função diagnóstica da avaliação aplicada pela “Prova Brasil” enquanto instrumento de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que é realizado de dois em dois anos por amostragem de alunos. O sistema é composto por dois processos, a Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc). Escolheram-se para este estudo alguns sujeitos que participaram tanto, da formação docente, sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), quanto que esses mesmos sujeitos são professores que ministram aulas, nas turmas do 5º ano, cujas turmas aplicaram também, a avaliação do programa Prova Brasil que ocorreu em escolas públicas do município de Queimadas-PB, no ano de 2018. Para tanto, se buscou apoio teórico nos estudos de Abreu (2014), Araujo e Oliveira (2005), Bardin (1977), Brasil (2008 e 2011), Libâneo (1994), Marconi e Lakatos (1986), Marcuschi (2000), Morais, Leal e Albuquerque (2009), Zabala e Arnau (2010), entre outros. Após a análise dos resultados constataram-se efeitos positivos da Prova Brasil nas escolas pesquisadas. Tais efeitos foram demonstrados pela conscientização da importância da formação continuada do professor pelo PNAIC e sua influência para o sistema de avaliação externa nas escolas, como uma realização de ações que buscam a qualidade do ensino-aprendizagem, na prática docente e na melhoria do desempenho de seus alunos.
Descrição: SILVA, I. M. da. Prova Brasil de Língua Portuguesa e sua influência no processo de leitura e escrita para os alunos do 5º ano: o que dizem os professores pesquisados do município de Queimadas-PB. 2019. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20346
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - IARA MARIA DA SILVA.pdf845.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.