Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20353
Título: O feminicídio: análise das principais dificuldades para o combate à violência contra a mulher
Autor(es): Fernandes, Juliana de Paiva Teixeira
Palavras-chave: Violência contra a mulher
Lei do Feminicídio
Políticas de enfrentamento à violência
Data do documento: 10-Mai-2019
Resumo: A presente monografia visa analisar a nova proteção jurídica de combate a violência contra a mulher, a Lei do Feminicídio de nº 13.104, a qual foi sancionada em 09 de março de 2015, alterando o Código Penal Brasileiro no seu artigo 121, tornando o feminicídio como circunstância qualificadora do crime de homicídio em casos contra a mulher por violência doméstica e familiar ou menosprezo ou discriminação à condição de ser mulher. O objetivo é analisar as principais dificuldades para combater a violência contra a mulher, não obstante o arcabouço legal existente com essa finalidade. Muito se avançou no Brasil e no cenário internacional em termos de proteção à mulher, contudo esse tipo de violência permanece sendo um desafio. Desse modo, indaga-se: no Brasil, quais são as principais dificuldades para o combate à violência contra a mulher? Por que a Lei Maria da Penha não foi suficiente para o enfrentamento desse tipo de violência? Quais as repercussões sociais e legais da Lei do Feminicídio? Justifica-se o tema pelo fato de a violência contra a mulher ser uma problemática social de particular relevo, ensejando ainda diversas discussões no meio acadêmico. No que tange aos métodos de procedimentos utilizados, adotou-se a pesquisa de fonte do tipo bibliográfica, com uso de referências já publicadas em forma de livros, revistas, jurisprudências e imprensa escrita. Por fim, conclui-se que a mulher é vítima de um histórico discriminatório gerador de violência. Muitas iniciativas foram adotadas para combater essas agressões, a exemplo da Lei Maria da Penha, no Brasil. No entanto, várias dificuldades práticas insistem em permanecer, contribuindo para que os números da violência contra a mulher ainda sejam fator de preocupação.
Descrição: FERNANDES, J. de P. T. O feminicídio: análise das principais dificuldades para o combate à violência contra a mulher. 2019. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2019. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20353
Aparece nas coleções:V - EPJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana de Paiva Teixeira Fernandes.pdfJuliana de Paiva Teixeira Fernandes708.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.