Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20414
Título: Os povos indígenas e negros na coleção aprender juntos: discutindo o livro didático de História
Autor(es): Morais, Luana Micaelhy da Silva
Palavras-chave: Livro didático
Povo indígena
Negro
Afrodescedente
Ensino fundamental
Data do documento: 6-Jun-2019
Resumo: Mesmo com a lei 11.645/2008 estabelecendo a obrigatoriedade das escolas brasileiras, tanto públicas quanto privadas, trabalharem aspectos da história e cultura dos povos indígenas e negros (afrodescendentes) nesses âmbitos, alguns livros didáticos apresentam significativas lacunas sobre estas temáticas. Esta pesquisa buscou estudar a temática indígena e negra presente no livro didático de história da coleção Aprender Juntos dos anos iniciais (2º ao 5º) do Ensino Fundamental, adotados pela rede pública de ensino da cidade de Campina Grande-PB. Tivemos como objetivo geral: Averiguar e analisar qual conteúdo da história e cultura do povo indígena e negro está representado nos livros didáticos de história dos anos iniciais do Ensino Fundamental utilizados nas escolas da rede municipal. E como objetivos específicos: Identificar os conteúdos das culturas indígena e negra que estão apresentados nos livros didáticos; Avaliar qual a relação entre os povos indígenas e o povo negro representada nos livros didáticos. O aporte teórico para fundamentar a pesquisa partiu da leitura de documentos oficiais, como as Diretrizes Curriculares para as Relações Étnico Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana, o PCN de Pluralidade Cultural, O Estatuto da Igualdade Racial e autores que discorrem sobre a temática como Albuquerque e Fraga Filho (2006), Borges, Medeiros e D´Adesky (2009), Chiavenato (2012), Mundukuru (2012) dentre outros. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e quantitativa, tratando-se de uma pesquisa documental. Ao concluir o presente trabalho é possível enfatizar a necessidade de que o livro didático seja reelaborado de maneira que a história, a cultura indígena, africana e afro-brasileira sejam contempladas de modo que permita ao aluno uma compreensão de sua realidade promovendo um olhar reflexivo sobre as referidas temáticas. Sabemos que a Lei 10.639/03 acrescentou a temática afro-brasileira no ano de 2003 e cinco anos depois a Lei 11.645/08 acrescentou a temática indígena no currículo escolar. Em 2018 esta alteração da Lei completou 10 anos, porém, os avanços ainda são mínimos. Faz-se necessário intensificar os estudos e a formação inicial e continuada dos educadores para que tenham consciência da importância das temáticas aqui apresentadas e que possam trabalhar o conteúdo de modo que os educandos reflitam sobre a importância das histórias e culturas que fazem parte de nossa sociedade, respeitando e dando o devido valor a quem tanto influenciou na construção da história e cultura brasileira.
Descrição: MORAIS, L. M. da S. Os povos indígenas e negros na coleção aprender juntos: discutindo o livro didático de História. 2019. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20414
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - LUANA MICAELHY DA SILVA.pdf2.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.