Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20455
Título: Aproximações entre o texto BNCC e o ensino de produção textual no livro didático de português
Autor(es): Ferreira, Daniele Estrela
Palavras-chave: Produção textual
Livro didático
Base Nacional Comum Curricular - BNCC
Ensino de língua portuguesa
Data do documento: 2-Jul-2019
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo analisar se as orientações de ensino de produção textual do Livro Didático de Língua Portuguesa do 9º do Ensino Fundamental adotado em escolas públicas do Estado da Paraíba estão em conformidade com a BNCC. No atual cenário da educação brasileira, passamos por um processo de mudanças que visam a melhoria na qualidade da aprendizagem dos cidadãos através de uma formação comum a todos apresentado em vários documentos, entre eles a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com as atualizações trazidas pela BNCC, transformações emergem, principalmente, no material didático utilizado nas escolas públicas, em específico o livro, foco da nossa análise nesse trabalho. A discussão apresentada foi desenvolvida através de uma pesquisa documental de abordagem qualitativa, sendo analisado o Livro Didático de Português adotado por escolas públicas do Estado da Paraíba levando em consideração o aporte teórico recorremos aos estudos de Koch & Elias (2009), PCN (1998), Dolz & Schneuwly (1998), Marcuschi (2008), BNCC (2017), dentre outros. Os resultados obtidos nos permitiram encontrar evidências que o referido traz propostas de textos que seguem as orientações do novo documento, observamos que as atividades de produção textuais abordadas no livro são relacionadas à vivência do aluno, sendo interacionista sociodircursiva o que auxilia no processo de escrita. Consideramos que é necessário a participação de todos os envolvidos no processo educacional para que a BNCC não seja apenas um documento datado, partindo principalmente da formação do professor e da modificação do material didático de acordo com as novas normas.
Descrição: FERREIRA, D. E. Aproximações entre o texto BNCC e o ensino de produção textual no livro didático de português. 2019. 70p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20455
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - DANIELE ESTRELA FERREIRA.pdf7.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.