Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20475
Título: A construção social do gênero no magistério
Autor(es): Montenegro, Isabelle Oliveira
Palavras-chave: Educação
Profissionalização docente
Gênero
Data do documento: 20-Ago-2019
Resumo: Consideradas inferiores, as mulheres durante os séculos XIX e XX foram relegadas á educação e aos espaços públicos sociais, haja vista, serem adjetivadas, pelo discurso da época, como sexo frágil e “casadoras”, cabendo a elas somente a função de cuidar do lar, da família e principalmente do casamento. Diante o exposto, esta pesquisa objetiva compreender os motivos para a escolha do curso de Pedagogia, por parte das concluintes da Universidade Estadual da Paraíba - campus I, Campina Grande. Nossa metodologia pauta-se primeiramente num breve histórico, a partir de dados bibliográficos e posteriormente, em análise de dados, coletados a partir do questionário aplicado aos sujeitos da pesquisa. Utilizamos um questionário semiestruturado com 09 (nove) questões pertinentes a esta pesquisa em que pontuamos como o curso foi percebido pelas entrevistadas, através de seus relatos, além de mensurar dados estatísticos sobre o corpo docente e discente do Curso de Pedagogia do Departamento de Educação da UEPB. Diante resultados constatamos que alguns motivos para a escolha do magistério, tais como busca pela ascensão social, independência, estabilidade financeira e qualificação profissional e pessoal, ainda aparecem presentes na atualidade. Estes motivos estão relacionados diretamente à condicionantes sociais, políticos, econômicos da vida pessoal de cada uma das entrevistadas. Este trabalho propiciou uma reflexão intensa acerca de temas imbricados a gênero, poder e educação, principalmente, à construção social do que se espera “para o homem” e “para a mulher”, haja vista a construção majoritária de mulheres no corpo discente e docente do Departamento de Educação e da sociedade.
Descrição: MONTENEGRO, I. O. A construção social do gênero no magistério. 2019. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20475
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ISABELLE OLIVEIRA MONTENEGRO.pdf1.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.