Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20830
Título: Formação acadêmica e prática docente: análise das concepções e experiências de concluintes e recém-graduados no curso de licenciatura em história pela UEPB
Autor(es): Gama, Monalisa Ribeiro
Palavras-chave: Ensino de História
Habitus Acadêmico
Prática Docente
Data do documento: 12-Dez-2018
Resumo: Do cotidiano acadêmico à prática docente, este momento ritualístico da vida de um aluno, que se tornara professor. Que perfil de professor este assume dentro da academia? Qual habitus é incorporado durante quatro anos, durante a formação inicial? De que maneiras/táticas este aluno/professor irá lançar mão para operacionalizar os conhecimentos acadêmicos em sala de aula? Estas e outras questões formam o escopo desta pesquisa, de modo a entender estes dois momentos de transição: da vida acadêmica à prática docente, utilizando como campo de estudo o curso de Licenciatura Plena em História pela UEPB, estudo realizado a partir da aplicação de Surveys, contendo 14 questões, com 10 alunos que estão atualmente lecionando em Escolas Públicas, sendo dessas, utilizadas para compor o trabalho, cinco entrevistas. Para tal intento, o referencial basilar para esta pesquisa se fundou num rico diálogo entre a teoria histórica e a sociologia dos aspectos simbólicos, lançando mão dos autores Pierre Bourdieu e Michel de Certeau, sendo aquele voltando para a construção de uma primeira identidade docente, a partir da introjeção de um habitus na academia do saber-fazer docente, e o outro a respeito das táticas utilizadas por estes docentes em sala de aula, a fim de dialogar com os conhecimentos de sua formação inicial em sua experiência prática docente, compondo este o objetivo deste trabalho.
Descrição: GAMA, M. R. Formação acadêmica e prática docente: análise das concepções e experiências de concluintes e recém-graduados no curso de licenciatura em história pela UEPB. 2012. 56 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20830
ISSN: CDD 372.89
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MONALISA RIBEIRO GAMA.pdf339.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.