Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20833
Título: A alegoria da caverna platônica e a pedagogia freireana: por uma educação libertadora
Autor(es): Lima, Josenilda Gomes de
Palavras-chave: Pensamento filosófico
Alegoria da caverna
Platão
Data do documento: 15-Dez-2011
Resumo: O referido trabalho intitulado A Alegoria da Caverna platônica e a pedagogia freireana: por uma educação libertadora, relaciona a educação enquanto processo de formação do homem, tomando como referencial teórico o pensamento filosófico de Platão e a pedagogia de Paulo Freire. Para isso, tomamos como base a Alegoria da Caverna apresentado por Platão no livro VII de sua obra A República que trata da exemplificação de como o ser humano pode se libertar da condição de escuridão (ignorância), rumo à luz do Sol (conhecimento). Este exemplo dado por Sócrates é utilizado para educação ou para uma crítica da falta da mesma. Partindo então do questionamento acerca de onde se encontra o processo de educação na existência humana, Paulo Freire em sua obra Pedagogia da autonomia mostra que ela se encontra na própria experiência vivenciada por estes no seu cotidiano. Estes dois pensadores se aproximam em muitos aspectos em torno da questão da educação, principalmente no que diz respeito a uma educação libertadora.
Descrição: LIMA, J. G. de. A alegoria da caverna platônica e a pedagogia freireana: por uma educação libertadora. 2011. 18 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20833
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JOSENILDA GOMES DE LIMA.pdf259.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.