Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20888
Título: Aprendizagem intergeracional e letramento inclusivo: produção e consumo de produtos domissanitários
Autor(es): Ramos, Álvaro Antônio Aquino
Palavras-chave: Educação inclusiva
Intergeracionalidade
Letramento
Envelhecimento
Data do documento: 28-Ago-2019
Resumo: Este trabalho discute a inclusão da pessoa idosa na sociedade, por meio da aprendiza-gem intergeracional inserida às práticas de letramentos de consumo na vida cotidiana. Buscou-se repensar, refletir e reorientar práticas de letramentos por elas vivenciadas, tornando-as mais participativas na sociedade frente as demandas da leitura e da escrita. A pesquisa surge de um minicurso ligado ao projeto de extensão “Práticas de letramen-tos de pessoas idosas no cotidiano: traçando letras, esculpindo textos”, realizado em parceria com os departamentos de Educação (UEPB) e Química (UEPB), trabalho este no qual fui aluno bolsista pelo período de um semestre e aluno voluntário em outro momento também pelo mesmo período de tempo. O minicurso é voltado à produção e consumo domissanitários: detergente, desinfetante e sabão em barra (composição, uso doméstico, produção e consumo consciente). O trabalho atendeu nove pessoas não uni-versitárias (jovens e adultos), com aulas teórico-práticas ministradas por alunos dos cur-sos de Química, Letras e Pedagogia. Proposta interdisciplinar norteada pelos saberes da Química e discussões sobre Letramento fundadas nos pressupostos da Educação Popu-lar e Educação Inclusiva. Dessa proposta surgiu uma discussão qualitativa focada nas práticas de leitura e escrita baseadas nos saberes da Química refletidas nas atividades domésticas, as quais foram observadas pelos participantes através de um questionário qualitativo avaliativo. Estes dados relevam o retorno social desta atividade proposta quanto à promoção de um envelhecimento mais ativo e saudável, evidentemente, gerado nas trocas das aprendizagens intergeracionais quanto ao uso, consumo e produção de materiais de limpeza doméstica.
Descrição: RAMOS, Á. A. A. Aprendizagem intergeracional e letramento inclusivo: produção e consumo de produtos domissanitários. 2019. 52 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20888
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ÁLVARO ANTÔNIO AQUINO RAMOS.pdf1.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.