Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20899
Título: Importância do acompanhante terapêutico na inclusão de uma criança autista na escola: um relato de experiência
Autor(es): Barbosa, Thayanne Lira
Palavras-chave: Acompanhamento terapêutico
Autismo
Mediação pedagógica
Educação inclusiva
Data do documento: 28-Jul-2017
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência do acompanhamento terapêutico no processo de inclusão de uma criança autista na escola. Para isso, relatamos a experiência que vivenciamos em uma escola de rede pública de ensino na cidade de Campina Grande, Paraíba no bairro da Liberdade. O trabalho desenvolvido há mais de 1 ano e 7 meses, vem promovendo discussões acerca do trabalho do Acompanhante terapêutico, bem como suas contribuições e desafios. Temos como foco de discussão o trabalho do AT de uma criança com Transtorno do Espectro Autismo (TEA), aluna do 2º ano fundamental, do sexo feminino com 8 (oito) anos de idade, residente de Campina Grande- PB. Como referencial teórico, utilizamos autores como Leboyer (1987), Gómez e Terán (2014), Cunha (2015), entre outros e a leitura de documentos norteadores da Educação Inclusiva como o Manual de Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais – DSM V e a Lei 9394/96, que trata da Educação Especial. Os resultados mostram que a presença do acompanhante terapêutico na escola promoveu um grande avanço no sujeito, suas estratégias pedagógicas fizeram com que o seu aluno se tornasse cada vez mais autônomo e sua prática se tornou um importante recurso para a inclusão escolar.
Descrição: BARBOSA, T. L. Importãncia do acompanhante terapêutico na inclusão de uma criança autista na escola: um relato de experiência. 2017. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20899
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - THAYANNE LIRA BARBOSA.pdf2.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.