Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20915
Título: Estudos sobre os Quatérnions
Autor(es): Silva, Ingrid Hapuk Dias da
Palavras-chave: Quatérnions (Álgebra)
Números complexos
Rotação tridimensional
Data do documento: 13-Set-2019
Resumo: A pesquisa e o estudo da área dos quatérnios, ou seja, o campo dos números complexos é de extrema importância, levando em consideração que tal assunto apresenta suas relevantes vantagens, como: utilização de um número menor de coordenadas, quando comparado com as matrizes de rotação, existência de apenas duas possibilidades de representação de uma rotação, evitando a ocorrência de perdas de graus de liberdade quando os eixos de rotação se encontram sobrepostos. Algumas de suas vantagens e aplicações serão apresentadas durante este trabalho, com o objetivo de descrever seu surgimento, ou seja, quanto à origem dos quatérnios e como Hamilton chegou a eles, algumas de suas inúmeras finalidades e possibilidades de uso, bem como suas operações. Mas é importante destacar que apesar das vantagens em utilizar os quatérnios no estudo de rotações e suas aplicações no estudo tridimensionais, ainda verifica-se a escassez de referencial teórico, o que dificulta o estudo.
Descrição: SILVA, I. H. D. Estudos sobre os Quatérnions. 2019. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/20915
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ingrid Hapuk Dias da Silva.pdfPDF - Ingrid Hapuk Dias da Silva1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.