Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21021
Título: Alfabetização de alunos em situação de distorção idade/ano: repensando os recursos didáticos
Autor(es): Silva, Fernanda Caroline Pereira
Palavras-chave: Alfabetização
Recursos didáticos
Distorção idade/ano
Residência pedagógica
Data do documento: 30-Set-2019
Resumo: O presente trabalho objetiva analisar a importância e a funcionalidade de recursos didáticos no processo de alfabetização de alunos não alfabetizados e que se encontram em situação de distorção idade/ano, considerando uma escola da rede municipal de educação do município de Queimadas/PB, mais precisamente no 4º ano. Buscamos refletir acerca dos conceitos de alfabetização e letramento, considerando a organização curricular em sistema de ciclos de aprendizagem. A metodologia utilizada foi a pesquisa-ação, procurando integrar teoria e prática; observação, ação e reflexão; relatando e analisando uma experiência com os alunos não alfabetizados. Essa experiência foi oportunizada pelo Programa de Residência Pedagógica, instituído pela Portaria de nº 38, de fevereiro de 2018, pelo Ministério da Educação (MEC) com a colaboração da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que tem por finalidade contribuir para a formação inicial de estudantes de licenciaturas e para o desenvolvimento da educação básica brasileira. O problema da situação de distorção idade/ano é refletido na desmotivação dos alunos frente ao processo de aprendizagem e na falta do sentimento de pertencimento ao ambiente escolar, podendo resultar em evasões. Esse problema pode não estar atrelado a dificuldades cognitivas, como abordado neste trabalho. Os alunos em questão não apresentavam qualquer diagnóstico ou vidência de problema de deficiência ou transtorno mental. Conclui-se que as dificuldades de aprendizagem se encontravam associadas aos processos de ensino e aprendizagem, especialmente, à metodologia a que foram submetidos até então, uma vez que em apenas dois meses conseguiram avançar significativamente no processo de alfabetização e letramento, tendo se constado isto por meio de avaliação contínua, proveniente de observação e exercícios de leitura e escrita. Para mudar a realidade encontrada foi necessária uma atenção maior e uma metodologia diferenciada com recursos didáticos específicos para contribuir com o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita. Alguns dos autores utilizados foram: Soares (2017), Carvalho (2015), Castro (2015), Engel (2000), entre outros.
Descrição: SILVA, F. C. P. Alfabetização de alunos em situação de distorção idade/ano: repensando os recursos didáticos. 2018. 51 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21021
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - FERNANDA CAROLINE PEREIRA SILVA.pdf939.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.