Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21022
Título: A convivência na diferença, educar a infância com valores éticos: o cinema de animação na sala de aula
Autor(es): Vituriano, Sheyla Araújo
Palavras-chave: Ensino fundamental
Cinema de animação
Prática de ensino
Valor ético
Data do documento: 17-Jun-2019
Resumo: Este trabalho discute a respeito da formação de valores éticos e humanos no ensino fundamental I, a partir do cinema de animação. Trata-se de uma experiência de prática de ensino com oficinas pedagógicas temáticas, com crianças de uma escola particular em que o debate sobre convivência, diferença articulado a valores éticos e humanos fez parte da pesquisa desenvolvida neste estudo. Trabalhar sobre a formação de valores éticos e humanos é importante para a convivência escolar a partir da diferença, pois esses valores são construídos a partir da escola no contexto da sociabilidade infantil. Este artigo tem por objetivo geral discutir sobre valores humanos e éticos a partir da convivência com a diferença problematizando o cinema na formação educativa de crianças do ensino fundamental I em uma escola de rede particular de ensino de Campina Grande – PB. Partimos da discussão em torno da concepção de ética com Gonçalo (2008) e sobre cinema através de Belloni (2001); Duarte (2002) e Napolitano (2003). A metodologia utilizada é qualitativa do tipo pesquisa-ação, aplicando oficinas pedagógicas temáticas. Os sujeitos participantes da nossa pesquisa foram crianças do 1° ano do ensino fundamental e a professora Estrela, da sala. Utilizamos a observação participante como técnica, e como instrumentos de pesquisa o filme “Dumbo” (1941), e o curta sobre a ética e a valorização das diferenças em sala de aula. Esta pesquisa nos permitiu compreender a importância da discussão sobre valores éticos na convivência escolar a partir da diferença com alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. A partir de nossa vivência com crianças nesta pesquisa, compreendemos o tão importante é desenvolver um trabalho pedagógico com os valores éticos com crianças.
Descrição: VITURIANO, S. A. A convivência na diferença, educar a infância com valores éticos: o cinema de animação na sala de aula. 2019. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21022
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC -SHEYLA ARAÚJO VITURIANO.pdf730.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.