Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21054
Título: | A reportagem como instrumento didático: perspectivas e possibilidades |
Autor(es): | Nascimento, Rosângela Dias carvalho do |
Palavras-chave: | Ensino de língua portuguesa Gênero reportagem Recurso didático Pátria educadora |
Data do documento: | 27-Jul-2016 |
Resumo: | Reflete-se, neste trabalho, sobre o gênero reportagem como ferramenta pedagógica, em aulas de Língua Portuguesa. Perspectivas educacionais são analisadas com o intuito de compreenderem-se desafios epistêmico-pedagógicos contemporâneos e de perceberem-se necessidades de adoção de novas atitudes epistêmico-metodológicas no campo educativo. Estes exames são feitos em contraponto com averiguações de técnicas e concepções na área de Jornalismo, buscando-se identificar como esses elementos podem ser aproveitados no espaço escolar. A investigação sobre o gênero reportagem é feita no sentido de descobriremse implicações de seu emprego no ambiente educativo, na direção de um proceder pedagógico dinâmico, lúdico e agradável para os aprendizes. No primeiro capítulo, desenha-se o cenário educativo brasileiro, traçando-se seu movimento histórico e sua situação epistêmicopedagógica. O ambiente escolar é ali examinado em diálogo com o documento Pátria Educadora e tendências pedagógicas são analisadas como chaves para identificação de possíveis autoritarismos no contexto escolar. No segundo capítulo, concepções e técnicas na área de Jornalismo são averiguadas em contraponto com questões epistêmico-metodológicas de ensino, quanto ao aproveitamento das possibilidades quinestésico-sensoriais do discente. Ressalta-se o gênero reportagem como instrumento didático, vislumbrando-se a escola pública como possível instância de aplicação, buscando-se identificá-lo como fator de contribuição para um fazer didático mais dinâmico e atrativo para discentes e docentes. |
Descrição: | NASCIMENTO, R. D. C. do. A reportagem como instrumento didático: perspectivas e possibilidades. 2016. 56 p. Monografia (Especialização em Filosofia da Educação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21054 |
Aparece nas coleções: | I - EFE - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - ROSÂNGELA DIAS CARVALHO DO NASCIMENTO.pdf | 530.93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.