Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21177
Título: A qualidade da água utilizada na produção de hortaliças em lagoa Seca - PB
Autor(es): Ferreira, Jéssica
Palavras-chave: Água
Irrigação
Hortaliça
Estação de tratamento
Data do documento: 6-Nov-2019
Resumo: A ciência geográfica tem como uma de suas linhas de estudo a exploração do ambiente, portanto, o presente estudo faz referência acerca da temática da qualidade da água utilizada na produção de hortaliças no município de Lagoa Seca - PB, no qual o mesmo contribui para esclarecer que todo o desenvolvimento do município foi baseado na agricultura e que nesse processo de expansão enfrenta sérios problemas com lançamento do esgoto local em águas superficiais. Nesse sentido, abordará a necessidade de se ter conhecimento do problema dos efluentes despejados de forma irregular nas águas destinadas para irrigação e quais as possíveis medidas a serem tomadas para a diminuir esse impacto no meio ambiente, na saúde pública e na economia, lembrando que a prática agrícola é fator considerável de renda local. Contudo para fundamentação do tema, a metodologia aplicada foi através de análise de bibliografias por meio de artigos, textos, livros, sites especializados, registros fotográficos e visitas in loco nas áreas para levantamento e identificação da disponibilidade de água de boa qualidade utilizada para a irrigação de hortaliças. Após tais levantamentos pode-se constatar que não existem planejamentos e investimentos para o tratamento do esgoto urbano e que boa parte dos agricultores próximo ao centro urbano fazem o uso indiscriminado de águas de qualidade inferior nas produções. Verificou-se também que para solucionar o lançamento do esgoto nos corpos hídricos a Estação de Tratamento local seria uma alternativa trazendo benefícios a população lagoasequense.
Descrição: FERREIRA, J. A qualidade da água utilizada na produção de hortaliças em lagoa Seca - PB. 2019. 41p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21177
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JÉSSICA FERREIRA.pdf1.69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.