Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21212
Título: (Re)visitando a história da alfabetização no Brasil: da colônia aos dias atuais
Autor(es): Santos, Leandra da Silva
Palavras-chave: Alfabetização
História da alfabetização
Letramento
Mudança de paradigma
Data do documento: 19-Ago-2019
Resumo: Partindo das inquietações oriundas de questionamentos do porquê de tantas mudanças ocorridas ao longo dos anos na forma de ensinar a ler e escrever as crianças; como os professores reagiram diante dessas mudanças; se ocorreram mudanças de paradigmas na forma de alfabetizar, foi realizada uma análise bibliográfica, tendo como objetivo geral revisar a literatura para pesquisar as mudanças ocorridas na alfabetização no Brasil, da chegada dos padres jesuítas até os dias atuais. A pesquisa foi norteada através de alguns teóricos, a exemplo de Ferreiro (1996), Kleiman (2005), Magalhães (2005), Maxwell (1996), Mortatti (2006), Mendonça e Mendonça (2011), Saviani (2008), Soares (2003 2016; 2017), dentre outros, pois se entende que estes estudiosos direcionam no entendimento e esclarecimento dos questionamentos iniciais deste trabalho. A escrita do trabalho está formatada em ordem cronológica dos acontecimentos. Conclui-se com este estudo, de que é de suma importância o professor alfabetizador pesquisar e compreender acerca da história da alfabetização para conhecer não apenas os vários tipos de métodos surgidos, como também os conceitos de alfabetização e letramento, para então fundamentar a sua metodologia do ensino da alfabetização, fazendo com que a aprendizagem da criança seja sistemática e sequencial, levando sempre em conta a contextualização, necessidade e o ritmo de cada aluno.
Descrição: SANTOS, L. da S. (Re)visitando a história da alfabetização no Brasil: da colônia aos dias atuais. 2019. 38p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21212
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - LEANDRA DA SILVA SANTOS.pdf566.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.