Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21215
Título: O brincar na fase pré-escolar sob o olhar e o sentir das crianças
Autor(es): Andrade, Karine Rodrigues de
Palavras-chave: Brincar
Educação pré-escolar
Desenvolvimento infantil
Aprendizagem infantil
Criança
Data do documento: 5-Dez-2019
Resumo: No presente artigo temos por objetivo analisar as contribuições do brincar na infância e, sob o olhar e sentir de crianças que frequentam a pré-escola, também analisar o espaço e valor atribuídos ao brincar, por instituição escolar que atendem a essas crianças. Atualmente há uma crescente escolarização precoce, por parte de instituições de Educação Infantil, exigindo de crianças competências exacerbadas, e acabam por secundarizar atividades lúdicas, fundamentais para o desenvolvimento integral dessas crianças, bem como para aprendizagens mais significativas. A instituição campo de pesquisa foi uma escola da rede privada de ensino da cidade de Fagundes-PB. A pesquisa de cunho qualitativa ocorreu através de entrevistas/conversas e observações do brincar, por crianças de 4 a 5 anos de idade, que frequentavam a referida instituição durante o período de março a novembro de 2018. Assim sendo, elas se constituíram os sujeitos deste estudo. Para fundamentar o trabalho, buscamos contribuições em VYGOTSKY (1998), FRIEDMMAN (2012), MOYLES (2006), dentre outros. Além de se observar a preferência por brincadeiras que envolvem aparelhos eletrônicos, crianças são privadas de brincar livremente em espaços públicos, em decorrência, dentre outros, dos índices de violência urbana. Ademais, instituições escolares parecem limitar os espaços do brincar, e primam por uma escolarização precoce na Educação Infantil. Em instituições que atendem este nível de educação, o brincar pode ser considerado uma atividade barulhenta e improdutiva. O ato de brincar, garantido por lei e em documentos oficiais que norteiam práticas curriculares e pedagógicas da Educação Infantil no Brasil, ainda não garante e valoriza efetivamente essa ação lúdica que otimiza o desenvolvimento e aprendizagem de crianças. Um dos principais resultados deste estudo, revela a supervalorização da realização de atividades em folhas e livros e a desvalorização do desenvolvimento e aprendizagens favorecidas pelo brincar, sendo este reduzido apenas ao tempo do intervalo, contrariando os parâmetros oficiais que foram criados para nortear práticas dentro da Educação Infantil. Por fim, concluímos que, apesar de ainda ser difícil para as pessoas valorizarem o brincar, para além de uma atividade ociosa e barulhenta, as atividades lúdicas por meio de brincadeiras e jogos são imprescindíveis para o desenvolvimento integral das crianças, em seus aspectos sociais, físico-motores, cognitivo, psicológicos, afetivos, dentre outros.
Descrição: ANDRADE, K. R. de. O brincar na fase pré-escolar sob o olhar e o sentir das crianças. 2019. 31p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21215
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - KARINE RODRIGUES DE ANDRADE.pdf496.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.