Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21255
Título: Música como ferramenta de letramento crítico no ensino de língua inglesa
Autor(es): Barbosa, Ijaneide de Moura
Palavras-chave: Língua inglesa
Gêneros discursivos
Música
Letramento crítico
Data do documento: 23-Nov-2019
Resumo: A inclusão da língua inglesa no currículo das escolas de ensino básico brasileiras figura como de suma importância haja vista que propicia uma educação universalizada e diálogos distintos com outros países. Assim sendo, a BNCC/2017 prevê o ensino de inglês no ambiente escolar com um “caráter formativo”. Sob à luz da ótica dos gêneros e não mais dos tipos textuais, temos segundo Schneuwly & Dolz (2004, p. 74), que "é através dos gêneros que as práticas de linguagem materializam-se nas atividades dos aprendizes". Assim sendo, crê-se que consciência crítica sobre o aprendizado da lingua inglesa desenvolva – se através da abordagem do letramento crítico, promovendo não só o desenvolvimento das habilidades linguísticas dos aprendizes, como também cidadãos detentores de pensamento crítico. Dentre os vários gêneros existentes e considerando a dificuldade existente em escolher um gênero que consiga atrair a atenção dos alunos e envolvê-los, optou-se pela música haja vista que faz parte do dia a dia de grande parte dos estudantes, resultando numa empatia conjunta por este gênero, estudos vistos na literatura revelam uma maior preferência dos alunos por esse gênero no que se refere a aprendizagem de LEM - Inglês, em comparação a quaisquer outros materiais de apoio. Assim sendo, o objetivo desse estudo é mostrar que o gênero música pode ser utilizado como ferramenta para letramento crítico do alunado nas aulas de lígua inglesa.
Descrição: BARBOSA, I. de M. Música como ferramenta de letramento crítico no ensino de língua inglesa. 2019. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21255
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - IJANEIDE DE MOURA BARBOSA.pdf667.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.