Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21256
Título: Implicações da utilização do Google Classroom para uma experiência com o ensino híbrido
Autor(es): Souza, Maria Virginia dos Santos
Palavras-chave: Tecnologias da informação e comunicação - TIC
Google classrom - Plataforma educacional
Ensino híbrido
Aprendizagem
Data do documento: 22-Nov-2019
Resumo: Na atual sociedade, a convivência das crianças e adolescentes com o digital, ou seja, com as tecnologias da informação e da comunicação, com a celeridade das informações, mudaram as relações de estar no mundo, bem como no ambiente educacional, solicitando, que a escola também faça parte dessas mudanças, tendo em vista um ensino e aprendizagem atrativo e significativo. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo geral analisa a implementação e a utilização da plataforma Google Classroom em uma experiência com o ensino hibrido nas aulas de química em uma turma de ensino médio de uma escola estadual em Puxinanã/PB. Para a escrita, nos fundamentamos em: MORAN (2015) para tratar o Ensino Hibrido; TRIPP (2005) a Pesquisa-ação; KENSKI (2012) a Educação e Tecnologias, LÉVY (2007) o Ciberespaço, entre outros. O estudo é do tipo exploratório no contexto de uma abordagem qualitativa/quantitativa e de intervenção, aliando aspectos qualitativos aos dados quantitativos, através da observação, da análise do uso da plataforma pelos participantes. Portanto, percebemos que a conjugação entre a sala de aula física e a virtual é uma alternativa para uma possível melhora no processo ensino e aprendizagem, tendo em vista que os estudantes participantes e a professora colaboradora demonstraram satisfação com a implementação e utilização da interface digital na disciplina de Química, e, por conseguinte, os dados coletados e analisados demonstram que houve melhora na utilização do ensino hibrido no tocante a metodologia da professora, bem como, no aprendizado dos estudantes.
Descrição: SOUZA, M. V. dos S. Implicações da utilização do Google Classroom para uma experiência com o ensino híbrido. 2019. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21256
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MARIA VIRGINIA DOS SANTOS SOUZA.pdf302.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.