Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21301
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Marcos Diallyson Farias da-
dc.date.accessioned2019-12-10T16:21:34Z-
dc.date.available2019-12-10T16:21:34Z-
dc.date.issued2019-11-19-
dc.identifier.otherCDD 371.33-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21301-
dc.descriptionSILVA, M. D. F. da. O xadrez como ferramenta facilitadora no ensino e aprendizagem de língua inglesa. 2019. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho aborda como os usos de ferramentas de aprendizagem podem oferecer variados substratos na aprendizagem de língua inglesa. Ao utilizar o jogo de xadrez no espaço de uma disciplina eletiva percebemos que a mediação entre professor e aluno é terreno fértil para a instrumentação lúdica, como também de reflexão sobre os moldes de ensino e de aprendizagem. Nesse percurso, o professor como mediador de conhecimento também é posicionado como pesquisador. Longe de ser algo inédito, o xadrez em sala de aula é percebido por uma vasta literatura como artefato de ensino e abordagem lúdica, o esforço aqui empreendido é baseado na teoria da zona do desenvolvimento proximal de Vygotsky, trazendo de forma sucinta como uma abordagem sociointeracionista pode contribuir de forma positiva para o desenvolvimento linguístico. Sendo o xadrez um jogo de tabuleiro que por vezes ficou restrito às classes não populares, acreditamos que o ensino do xadrez aliado a metodologias de ensino de uma língua não materna podem criar panoramas de reflexão sobre o lugar do professor como mediador e sujeito de reflexividade sobre sua própria prática, a de lecionar.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Celso José de Lima Júniorpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectXadrezpt_BR
dc.subjectFerramenta de aprendizagempt_BR
dc.subjectArtefato culturalpt_BR
dc.subjectEnsino de língua inglesapt_BR
dc.titleO xadrez como ferramenta facilitadora no ensino e aprendizagem de língua inglesapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - MARCOS DIALLYSON FARIAS DA SILVA.pdf1.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.