Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21301
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Marcos Diallyson Farias da | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-10T16:21:34Z | - |
dc.date.available | 2019-12-10T16:21:34Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-19 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21301 | - |
dc.description | SILVA, M. D. F. da. O xadrez como ferramenta facilitadora no ensino e aprendizagem de língua inglesa. 2019. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho aborda como os usos de ferramentas de aprendizagem podem oferecer variados substratos na aprendizagem de língua inglesa. Ao utilizar o jogo de xadrez no espaço de uma disciplina eletiva percebemos que a mediação entre professor e aluno é terreno fértil para a instrumentação lúdica, como também de reflexão sobre os moldes de ensino e de aprendizagem. Nesse percurso, o professor como mediador de conhecimento também é posicionado como pesquisador. Longe de ser algo inédito, o xadrez em sala de aula é percebido por uma vasta literatura como artefato de ensino e abordagem lúdica, o esforço aqui empreendido é baseado na teoria da zona do desenvolvimento proximal de Vygotsky, trazendo de forma sucinta como uma abordagem sociointeracionista pode contribuir de forma positiva para o desenvolvimento linguístico. Sendo o xadrez um jogo de tabuleiro que por vezes ficou restrito às classes não populares, acreditamos que o ensino do xadrez aliado a metodologias de ensino de uma língua não materna podem criar panoramas de reflexão sobre o lugar do professor como mediador e sujeito de reflexividade sobre sua própria prática, a de lecionar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Celso José de Lima Júnior | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Xadrez | pt_BR |
dc.subject | Ferramenta de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Artefato cultural | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua inglesa | pt_BR |
dc.title | O xadrez como ferramenta facilitadora no ensino e aprendizagem de língua inglesa | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 23 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - MARCOS DIALLYSON FARIAS DA SILVA.pdf | 1.36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.