Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21314
Título: O autismo e a intervenção psicopedagógica: um estudo de caso
Autor(es): Souza, Érika Rodrigues Andrade de
Palavras-chave: Autismo
Psicopedagogia
Educação inclusiva
Data do documento: 5-Dez-2018
Resumo: Diante da realidade do aumento constante do número de crianças diagnosticadas com autismo, é urgente que se discutam questões voltadas à intervenção psicopedagógica junto a essa população. O cenário atual da educação inclusiva no sistema regular de ensino do nosso país aponta para a importância da capacitação dos professores, técnicos e de toda a equipe que compõe o corpo da escola tendo em vista a importância da intervenção desses profissionais. Nesse sentido, procedemos a um estudo de caso cujo desenvolvimento ocorreu através da análise de um atendimento terapêutico de uma criança autista em ambiente doméstico e que tinha como intuito superar as dificuldades que essa criança apresentava nos aspectos cognitivos, sociais e linguísticos. Nesse sentido, o objetivo geral desse artigo foi realizar uma análise dos avanços obtidos pela criança em questão ao longo de oitos sessões de atendimento, em um período de dois meses. Para abordar essa experiência, apresentamos uma breve discussão sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), baseados em autores como Bandim (2010), Klin (2006), Mello (2003), Schwartzman e Araújo (2011), Facion (2007), entre outros, bem como refletimos sobre a importância da estimulação cognitiva na intervenção terapêutica multiprofissional nesses casos. A metodologia utilizada é de cunho etnográfico, com perfil de análise qualitativa a partir de uma observação participante. O acompanhamento do caso em questão ensejou uma análise que revelou avanços progressivos apresentados pela criança a cada encontro de intervenção psicopedagógica, além da diminuição dos comportamentos disrupitivos, diminuição do quadro de inatividade, melhora no contato ocular, no brincar estruturado e compartilhado, melhora no seguimento de instrução e no limiar de espera e tolerância.
Descrição: SOUZA, E. R. A. de. O autismo e a intervenção psicopedagógica: um estudo de caso. 2018. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21314
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - ÉRIKA RODRIGUES ANDRADE DE SOUZA.pdf650.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.