Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21332
Título: Estudo de caso: a afetividade como forme de combate a indisciplina na Escola Municipal de Ensino Fundamental Modelo - Município de Areial - PB
Autor(es): Pereira, Fabíola Martins
Palavras-chave: Afetividade
Educação
Psicologia educativa
Indisciplina escolar
Gestão educacional
Data do documento: 28-Nov-2019
Resumo: É sobre afeto, amor, amorismo do ser humano em construção dentro do espaço escolar, e também sobre a ausência destes, que a escola é conduzida a conviver com a (in)disciplina. O presente trabalho debruçar-se-á sobre a presente realidade buscando compreender como a gestão escolar assimila todo esse processo e sua influência. Para tal análise, existe a necessidade de voltar-se para os discentes enquanto pessoas no sentido de entender como se constrói a disciplina dentro da escola a partir da afetividade, qual a influência do afeto entre professor/ aluno na disciplina em sala de aula. Atualmente, a questão da indisciplina no âmbito escolar está sendo muito discutida e vivenciada. E, nessa direção, há vários estudiosos discutindo sobre essa temática, a citar Paulo Freire (2006); Celso Vasconcelos (1996); Fraga (2018); Maturana (2002); Gerônimo (2008), entre outros. E é por essa razão que trazemos para esse estudo a amorosidade, que está muito presente nas reflexões de Paulo Freire e em outros autores para se contrapor à indisciplina, pois acreditamos que onde existe amorosidade não há indisciplina. Tendo isso em vista, o principal objetivo desse trabalho é investigar como a gestão escolar trata os vínculos afetivos no interior da E. M. E. F. – Modelo - no município de Areial – PB; e como objetivos específicos: analisar a indisciplina na visão do gestor da escola, suas causas e consequências na aprendizagem e no trabalho docente; discutir a importância da afetividade na construção de um ambiente saudável dentro da escola; e, por último compreender e considerar propostas de intervenção na escola através do trabalho voltado à afetividade.
Descrição: PEREIRA, F. M. Estudo de caso: a afetividade como forme de combate a indisciplina na Escola Municipal de Ensino Fundamental Modelo - Município de Areial - PB. 2019. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21332
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - FABÍOLA MARTINS PEREIRA.pdf546.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.