Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21361
Título: Semiótica nos videogames: Shadow of the Colossus
Autor(es): Euzébio, Haynner Gomes
Palavras-chave: Análise semiótica
Videogames
Simbolismo
Data do documento: 25-Nov-2019
Resumo: Este trabalho busca analisar a carga simbólica dos videogames através da teoria semiótica de Peirce com o estudo do jogo Shadow of the colossus de Fumito Ueda e o Ico team3, através de um modelo de análise semiótica, compreendendo como o videogame pode, além de distrair, demonstrar ideologias, símbolos e índices que se referem, indicam ou alegorizam outras obras importantes, transmitindo informações, enriquecendo seu enredo e trazendo novos significados às escolhas artísticas do jogo, que está atualmente em sua terceira edição, refeita para o console moderno Playstation 4 lançado em 7 de fevereiro de 2018. A análise é baseada em três pontos principais: a compreensão dos ícones que referenciam histórias advindas de religiões e crenças, a verificação das simbologias atreladas a animais ou crenças e a interpretação desses elementos dentro da narrativa do jogo, verificando qual mensagem ele passa do início ao fim. O estudo objetiva servir de referência para mais pesquisas referentes aos aspectos semióticos dos games, com fundamento teórico em Peirce principalmente, mas também em outros autores que trabalham com a semiótica Peirceana.
Descrição: EUZÉBIO, H. G. Semiótica nos videogames: Shadow of the Colossus. 2019. 39 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21361
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - HAYNNER GOMES EUZÉBIO.pdf1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.