Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21388
Título: O atendimento educacional especializado em uma escola pública no município de Campina Grande/PB
Autor(es): Lucena, Thaislânia Fernanda Vieira de
Palavras-chave: Atendimento educacional especializado
Inclusão escolar
Tecnologia assistiva
Data do documento: 4-Dez-2019
Resumo: O termo Inclusão escolar e sua prática tem acarretado novos paradigmas para as escolas de ensino regular, oferecer aos alunos com deficiência (física, sensorial, intelectual, múltiplas, TEA e altas habilidades) condições de aprendizagem sem discriminação, como também contribuir no desenvolvimento de suas potencialidades e suas capacidades. Mediante o exposto, o presente trabalho teve como objetivo verificar a rotina e as práticas diárias dos alunos que são atendidos pelo atendimento educacional especializado em uma escola municipal, localizada na cidade de Campina Grande, PB. O presente estudo foi caracterizado por uma pesquisa de abordagem qualitativa, na modalidade de estudo de caso. Os dados foram coletados durante as observações, por meio de registro fotográfico da rotina pedagógica de quatro alunos que são atendidos pelo AEE, entre o período de maio a setembro de 2019. Como referencial teórico utilizamos: Mendes (1995), Alves (2016), Bezerra (2017, dentre outros. Desta forma, foi possível identificar por meio das observações que as tarefas e dinâmicas aplicadas fizeram com que os alunos se desenvolvessem mais, onde tiveram uma participação efetiva, envolvendo expressões de sorrisos, dialogo, dúvidas, questionamentos, entre outros, tornando as atividades bastante prazerosas entre eles. Portanto, podemos concluir que o AEE facilita a inserção do aluno no contexto escolar, mas que ela não é tarefa fácil, porém deve ser visto de maneira prazerosa e desafiadora pelo professor, pois a percepção e dedicação destes profissionais são de suma importância para o desenvolvimento destes alunos.
Descrição: LUCENA, T. F. V. de. O atendimento educacional especializado em uma escola pública no município de Campina Grande/PB. 2019. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21388
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-THAISLÂNIA FERNANDA VIEIRA DE LUCENA.pdf808.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.