Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21403
Título: Estágio supervisionado no programa de residência pedagógica: relação entre teoria e prática
Autor(es): Brasil, Cláudia Monique Lima de Assis
Palavras-chave: Formação docente
Residência pedagógica
Estágio supervisionado
Data do documento: 6-Dez-2019
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a relação entre teoria e prática no processo de formação docente, a partir da experiência no estágio supervisionado de uma bolsista do Programa de Residência Pedagógica numa turma de 5º ano, em uma escola municipal de Campina Grande/PB. Toma como referência para a análise, o curso de formação e preparação para a imersão das residentes no ambiente escolar (primeira etapa do Programa) e o processo de imersão no ambiente escolar, ocorrido no período de 01 de outubro de 2018 a 17 de junho de 2019, quando foram desenvolvidas atividades de formação, observação de aulas e regência de classe. O referido Programa objetiva impulsionar a formação prática nos cursos de licenciatura, inserindo o licenciando na escola de educação básica, proporcionando um aprimoramento da formação docente, conforme Edital nº 06/2018 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), autarquia do Ministério da Educação (MEC), responsável por idealizá-lo e coordená-lo em todo o Brasil. A pesquisa procura responder a seguinte questão: o referencial teórico-metodológico trabalhado no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/campus I) e o Programa de Residência dão suporte à prática pedagógica, atendendo às demandas da escola e da sociedade atual? Para responder à questão, recorre-se a pesquisa qualitativa nos moldes da pesquisa-ação e do relato de experiência, com recurso de diário de campo e ficha de avaliação, por meio dos quais aspectos do Programa foram avaliados pelas residentes ao concluírem o primeiro semestre de 2019. Os principais aspectos a serem analisados foram a interdisciplinaridade; a utilização de recursos pedagógicos, dentre os quais Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC); desenvolvimento de leitura, produção textual e raciocínio lógico matemático a partir de competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Conclui-se que o Curso e o Programa atendem parcialmente às demandas da formação docente, quando se consideram os referidos aspectos, constatando-se que houve uma melhor compreensão e atuação no tocante à articulação entre os conteúdos estudados e a realidade dos estudantes, entre os conhecimentos e entre os sujeitos da escola. Todavia, quando se consideram às demandas da sociedade atual, cuja principal característica é a transição para uma possível quarta revolução industrial, tanto o aporte teórico quanto o trabalho desenvolvido na escola são insuficientes para garantir inclusão digital, bem como prevenir e ou minimizar os efeitos do desenvolvimento e do uso excessivo de tecnologias digitais.
Descrição: BRASIL, C. M. L. de A. Estágio supervisionado no programa de residência pedagógica: relação entre teoria e prática. 2019. 59 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21403
Aparece nas coleções:21 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - CLÁUDIA MONIQUE LIMA DE ASSIS BRASIL.pdf2.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.