Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21411
Título: | Prática docente do contexto de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) |
Autor(es): | Silva, Alice Lima da |
Palavras-chave: | Ensino espacial Prática docente Didática pedagógica Hiperatividade |
Data do documento: | 10-Dez-2019 |
Resumo: | O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)é um transtorno comportamental que tem como característica a desatenção, desorganização e impulsividade. Tem sido desafiador lidar com o publico TDAH, tendo em vista que nem sempre os professores estão preparados para lidar com esse tipo de necessidade educacional. Nesse sentido, este trabalho compreender o contexto educativo de professores da Educação Básica junto a crianças com TDAH, tendo como perspectiva o processo de inclusão. Especificamente, buscou-se verificar o que os professores da Educação Básica entendem por Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), descrever as principais atividades didático-pedagógicas que os professores desenvolvem com seu(a) aluno(a) diagnosticado com TDAH visando o seu desenvolvimento, e elencar os principais desafios para lidar com o processo de ensino aprendizagem de crianças com TDAH. O presente estudo configura-se como uma pesquisa qualitativa, que contou com a participação de 25 professoras do Município de Campina Grande, a estas foi aplicado um questionário no intuito de analisarmos o que as professoras compreendem sobre o transtorno contribuindo assim para obtenção de dados desta pesquisa. A presente pesquisa teve embasamento teórico nos autores Amorim (2010), Rohde e Benzick (1999), Barkley (2002) e Estanislau e Bressan (2014). Os principais resultados desta pesquisa permitiram entendermos que muitos professores, apesar de terem conhecimento do que se trata o TDAH, sabendo identificar as características, não se sentem preparadas pedagogicamente para o ensino de crianças diagnosticadas com TDAH. Portanto, conclui-se a importância de uma formação continuada para os professores, no intuito de aperfeiçoamento em sua prática docente. |
Descrição: | SILVA, A. L. da. Prática docente do contexto de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). 2019. 30 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21411 |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - ALICE LIMA DA SILVA.pdf | 811.49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.