Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21413
Título: As estruturas passivas em textos jornalísticos: uma forma alternativa de indeterminar o agente verbal
Autor(es): Souza, Cássia Correia de
Palavras-chave: Estrutura passiva
Sujeito
Gênero jornalístico
Gramática
Data do documento: 9-Dez-2019
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo estruturas oracionais na voz passiva, sob as formas analítica e sintética. Pretende observar o emprego e a recorrência dessas estruturas para verificar se o seu uso está associado à estratégia de ocultamento do agente, como apontam pesquisas realizadas por autores como Pontes (1986) e Bagno (2004) entre outros. O corpus utilizado para análise consiste de textos jornalísticos, mais especificamente dos gêneros manchetes, notícias e artigos de opinião, extraídos de 20 edições do Jornal Correio da Paraíba do ano de 2019. A pesquisa possui uma abordagem descritivo-analítica, de base quantitativa e qualitativa, a partir da revisão bibliográfica. Para uma melhor compreensão do tema, apresenta um percurso que parte do conceito de sujeito, passando pela noção de voz verbal, abordando as vozes ativa e as passivas, sob a ótica da tradição gramatical até chegar aos estudos recentes nessa área. Para isso, traz os postulados de gramáticos e linguistas, como Sacconi (1947), Mendes de Almeida (1955), Melo (1968), Kury (1990), Neves (2000), Mira Mateus et. al.(2003), Bechara (2005), Cunha e Cintra (2007), Possenti (2011), Vieira e Freire (2016), e outros. A análise permitiu concluir que os falantes optam por estratégias que concorrem com as que a gramática tradicional prescreve para indeterminar o sujeito, o que se revela nos textos jornalísticos, nos quais se reflete a dinamicidade, clareza e objetividade da língua. Nesse sentido, o ensino de Língua portuguesa deve considerar o saber do falante e refletir sobre os recursos linguísticos empregados nos textos diversos.
Descrição: SOUZA, C. C. de. As estruturas passivas em textos jornalísticos: uma forma alternativa de indeterminar o agente verbal. 2019. 100 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21413
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - CÁSSIA CORREIA DE SOUZA.pdf9.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.