Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21437
Título: Modelagem computacional de um simulador numérico em 3D para o movimento de projéteis usando Vpython
Autor(es): Belarmino, Jeferson Ferreira
Palavras-chave: Movimento de projéteis
Modelagem 3D
Simulador computacional
Método de Euler
Data do documento: 3-Dez-2019
Resumo: O presente trabalho visa apresentar o desenvolvimento de um simulador numérico para o lançamento de projéteis por meio de uma animação em 3D. A modelagem 3D é uma tecnologia que permite a criação interativa de objetos em espaço tridimensional virtual por meio de software. Por ser totalmente gratuita, simples e multiplataforma, optamos pelo uso da biblioteca VPython. A modelagem matemática partiu da análise de forças sobre o projétil e da aplicação da Segunda Lei de Newton. A solução numérica foi obtida iterativamente por meio do método de Euler. Comparações entre os resultados numéricos obtidos via método de Euler e soluções analíticas da literatura apresentaram boa proximidade. O uso da modelagem 3D acabou por oferecer uma visualização do fenômeno físico muito mais intuitiva e próxima do mundo real, tornando possível o uso da mesma para fins educacionais. Graças a plataforma Glowscript, o simulador foi disponibilizado na web e pode ser acessado livremente por meio de qualquer dispositivo com acesso a internet.
Descrição: BELARMINO, J. F. Modelagem computacional de um simulador numérico em 3D para o movimento de projéteis usando Vpyton. 2019. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21437
Aparece nas coleções:71 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jeferson Ferreira Belarmino.pdfPDF - Jeferson Ferreira Belarmino1.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.