Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21475
Título: Letramento e Ensino a Distância (EAD): uma análise da prática de leitura no contexto de um curso preparatório para o Enem
Autor(es): Alves, Larissa Priscila Melo
Palavras-chave: Ensino a Distância (EAD)
ENEM
Letramento digital
Práticas de leitura
Data do documento: 10-Dez-2019
Resumo: O contexto social atual caracteriza-se por uma cultura digital em que os indivíduos inseridos nesse cenário buscam o acesso rápido e prático a informações e serviços. Nesse contexto inclui-se os cursos de EaD, que estão em constante expansão, seja em número de cursos e/ou de alunos. Dessa forma, tem-se questionado no âmbito educacional sobre a qualidade das práticas de ensino desta modalidade de EaD. Em vista disso, a presente pesquisa se propõe a fazer uma análise sobre as práticas de leitura desenvolvidas no contexto de um curso a distância preparatório para o Enem. Assim, tivemos como objetivo principal observar a contribuição das aulas de leitura e interpretação no gênero aula virtual para o desenvolvimento da leitura e visão de mundo de indivíduos letrados na plataforma de EaD Descomplica, em um curso preparatório para o Enem. A partir disso, delineamos ainda os seguintes objetivos específicos: analisar o contexto de ensino aprendizagem da educação a distância comparando-o com a sala de aula presencial; Verificar a abordagem das atividades de leitura e interpretação no gênero aula virtual de um curso preparatório para o Enem, na plataforma de educação a distância Descomplica e identificar as práticas de leitura dos alunos a partir da plataforma Descomplica. Para fundamentar a nossa pesquisa, que se caracteriza como sendo de cunho netnográfico, tratando-se também de um estudo de caso, nos apoiamos nos estudos de Kleiman (2005) e Soares(2009) que fazem reflexões pertinentes sobre o letramento; Buzato (2006) e Lemgruber (2009) que abordam o contexto de ensino a distância; Costa et al. (2012) que trazem em suas pesquisas considerações pertinentes sobre as práticas de leitura, dentre outros autores. O nosso corpus de análise é constituído por um questionário aplicado com 22 alunos/usuários da plataforma Descomplica, bem como pela descrição de uma aula virtual ao vivo e da atividade de leitura e interpretação proposta e resolvida nesta aula. Os dados foram coletados no ano de 2018. Realizada a análise, constatamos que o Site Descomplica proporciona o desenvolvimento da capacidade leitora dos alunos, bem como auxilia na ampliação do nível de letramento destes. E que dentre os motivos elencados pelos alunos/usuários da plataforma para procurar os cursos online estão o menor custo, comodidade e autonomia nos estudos.
Descrição: ALVES, L. P. M. análise da prática de leitura no contexto de um curso preparatório para o Enem. 2019. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21475
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Larissa Priscila Melo Alves.pdfPDF - Larissa Priscila Melo Alves1.4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.