Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21511
Título: A temática bullying e o estágio supervisionado: relato de experiência em uma escola do município de Boa Vista/PB
Autor(es): Fernandes, Sandra Vitorino Albuquerque
Palavras-chave: Violência escolar
Bullying
Prática docente
Data do documento: 15-Jun-2019
Resumo: O comportamento agressivo tem se tornado cada vez mais comum no espaço escolar. Acredita- se que atos de violência física, verbal e psicológica, bem como apelidos pejorativos praticados por alguns alunos, têm sido fatores relevantes no baixo rendimento escolar dos alunos vítimas destes atos. Diante desses fatos, o presente trabalho tem como objetivo, relatar uma experiência obtida no estágio supervisionado no ensino fundamental – anos, iniciais do curso de pedagogia da UEPB, o qual foi realizado no ano de 2018, em uma escola Municipal no município de Boa Vista-PB, onde houve a fase de observação com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I. A partir das analises e constatações obtidas no estágio é que foi possível perceber que nesta escola estava tendo conflitos entre os alunos, a partir dai foi desenvolvido um projeto didático, no intuito de discutir o tema bullying, buscar soluções diante da importância deste assunto e trabalhar as causas destes comportamentos no ambiente escolar, mostrando que tais atitudes trazem consequências negativas tanto para os autores como para as vítimas, afetando a formação psicológica, emocional e sócio-educacional dos envolvidos. A temática foi trabalhada com toda a comunidade escolar, através de palestras, debates, vídeos e uma sequência de atividades, finalizando com uma peça teatral que possibilitou trabalhar todas as causas e consequências e as formas de combater este fenômeno. O desenvolvimento desse projeto foi de grande importância, conscientizando que a família e a escola têm papel fundamental em combater o bullying, e que ambas devem estimular o diálogo, a empatia, a justiça, a solidariedade e, sobretudo o respeito, fatores fundamentais para que haja um vínculo da socialização para o desenvolvimento psíquico e social de seus educandos, desenvolvendo assim, o lado cidadão de cada indivíduo com formação plena de seus direitos e também de seus deveres.
Descrição: FERNANDES, Sandra Vitorino Albuquerque. A temática bullying e o estágio supervisionado: relato de experiência em uma escola do município de Boa Vista/PB. 2019. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21511
Aparece nas coleções:33 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sandra Vitorino Albuquerque Fernandes.pdfPDF - Sandra Vitorino Albuquerque Fernandes714.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.