Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21597
Título: Registros fotográficos como recurso para reflexão acerca do trabalho docente: experiências de regência de estágio do curso de Letras Inglês
Autor(es): Ferreira, Letícia Dantas
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Professor reflexivo
Língua inglesa
Data do documento: 20-Nov-2019
Resumo: Considerando que a disciplina de Estágio Supervisionado pode propiciar ao aluno-professor uma aproximação à realidade em que atuará (PIMENTA; LIMA, 2011), e tendo em vista que o processo reflexivo deve ser uma constante em sua prática docente (RICHARDS; LOCKHART, 2007), acreditamos que as vivências em sala de aula podem ser registradas para análises posteriores. Visando esta perspectiva, concebemos a utilização de fotografias como forma de registro das aulas de regência de língua inglesa, sendo esta uma forma de eternizar um momento e afirmar que o mesmo existiu (SONTAG, 2004). Diante disso, em nosso trabalho, como objetivo geral, pretendemos investigar de que maneira os registros fotográficos, que retratam as aulas ministradas por uma estagiária do curso de Letras Inglês, auxiliam o desenvolvimento de suas reflexões acerca da prática docente. Para este fim, como objetivos específicos, visamos analisar como as fotos desvelam as situações de ensino e aprendizagem e observar de que modo essas imagens estão vinculadas aos elementos constitutivos do trabalho do professor. As vivências do estágio ocorreram em uma turma de 6º ano de uma escola pública regular, da cidade de Campina Grande – PB, tendo a duração de dois meses. Nosso trabalho, alinhado à perspectiva qualitativa, é um estudo de caso, e para a análise das fotografias utilizaremos os aspectos da atividade de trabalho docente apontadas por Machado (2007). Como principais aportes teóricos nos baseamos em: Pimenta e Lima (2011), acerca das concepções de Estágio; Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) e Cristóvão (2009), com relação a definição de Sequência Didática; Sontag (2004) e Souza (2001), sobre o aspecto de imortalização de momentos através do uso da fotografia; Liberali (2004), no que tange ao processo reflexivo docente, e Machado (2007), a respeito dos aspectos que envolvem a atividade de trabalho do professor. Ao final deste trabalho, verificamos que, a partir da utilização de fotografias, que desvelam sobre as situações de ensino e aprendizagem, foi possível visualizar os aspectos do trabalho docente de modo que estas podem colaborar para o processo reflexivo de uma estagiária conduzindo-a a um amadurecimento didático-pedagógico.
Descrição: FERREIRA, L. D. Registros fotográficos como recurso para reflexão acerca do trabalho docente: experiências de regência de estágio do curso de Letras Inglês. 2019. 73 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Inglesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21597
Aparece nas coleções:23 - TCC
23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - LETÍCIA DANTAS FERREIRA.pdf16.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.