Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21683
Título: O direito à saúde e a relevância da judicialização do acesso aos medicamentos de alto custo
Autor(es): Silva, Rafaela de Araújo
Palavras-chave: Efetivação dos Direitos Fundamentais
Direito à Saúde
Medicamentos de alto custo
Políticas Públicas de Saúde
Data do documento: 5-Dez-2018
Resumo: O debate sobre o acesso a medicamentos de alto custo através de demandas judiciais é um assunto de grande destaque na sociedade atual. Logo, é imprescindível realizar uma maior abordagem sobre o tema, porquanto, a concretização do direito à saúde na população brasileira está cada vez mais direcionada e atrelada ao Poder Judiciário. A contenda se insurge no momento em que esses medicamentos simplesmente não são fornecidos pelo Poder Público apenas em razão de seu alto valor econômico, não restando alternativa para os cidadãos/jurisdicionados hipossuficientes e em situação de vulnerabilidade, senão recorrer ao judiciário. Nesse contexto, observa-se que tal poder aparece como um importante espaço de garantia do direito à saúde daqueles que necessitam do fornecimento de medicamentos custosos. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar por que o Estado, direta ou indiretamente, não desempenha a contento a sua missão constitucional, por motivos meramente econômicos, sem que sejam considerados os benefícios para a saúde dos pacientes/cidadãos. Ao final, far-se-á considerações que levam em conta as políticas públicas de justiça social e de direitos humanos, em relação ao acesso à saúde independente de condições socioeconômicas. O método escolhido foi a pesquisa bibliográfica a partir da utilização de doutrina em Direito Constitucional e artigos jurídicos sobre o tema. O principal resultado encontrado foi o reconhecimento da necessidade de ampliação do acesso e proteção ao direito fundamental à saúde.
Descrição: SILVA, Rafaela de Araújo. O direito à saúde e a relevância da judicialização do acesso aos medicamentos de alto custo. 2018. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21683
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafaela de Araújo Silva.pdf7.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.