Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21690
Título: A responsabilidade civil objetiva e a prática de Bullying pelo professor em face do aluno com deficiência
Autor(es): Rodrigues, Elayne Oliveira
Palavras-chave: Aluno com deficiência
Bullying
Responsabilidade Civil Objetiva
Data do documento: 4-Dez-2018
Resumo: O presente trabalho versa sobre a responsabilidade civil das escolas públicas e privadas em casos de bullying praticado pelo professor em face do aluno com deficiência à luz da jurisprudência dos Tribunais de Justiça Estaduais e da doutrina e legislação pátria. Abordamos sobre o que é o fenômeno bullying e traçamos os elementos geradores de responsabilidade civil por tais atos. Também foi analisado para embasamento do presente estudo, uma breve análise sobre a História da Educação Especial no Brasil, sobre o direito à Educação Inclusiva do aluno com deficiência e sobre a Responsabilidade Civil Objetiva do Estado e Empregadores. Por fim, buscou-se analisar a jurisprudência dos Tribunais de Justiça que decidiram sobre o assunto, especialmente em relação à responsabilidade civil das escolas públicas e privadas em tais casos de bullying praticado pelo professor em face do aluno com deficiência. Assim, chegamos ao resultado de poucos julgados, concluímos a partir dessa análise que a sociedade deve enfrentar com seriedade a questão do bullying, com o intuito de extingui-lo do âmbito escolar, sendo uma a tarefa é árdua, porém não impossível se houver compromisso das escolas, da família, dos educadores, dos alunos, apresentando e destacando a inclusão como um direito humano fundamental capaz de propiciar a inserção social. O trabalho dissertativo no campo metodológico fez uso da análise do pensamento jurídico nacional sobre a problemática, bem como o levantamento da posição jurisprudencial dos Tribunais de Justiça Estaduais, o que caracteriza um trabalho de pesquisa bibliográfico doutrinário e empirista jurisprudencial.
Descrição: RODRIGUES, Elayne Oliveira. A responsabilidade civil objetiva e a prática de Bullying pelo professor em face do aluno com deficiência. 2018. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21690
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elayne Oliveira Rodrigues.pdf22.76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.