Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21736
Título: A compreensão de professores de língua portuguesa sobre autonomia docente
Autor(es): Freitas, Alina Fernandes de
Palavras-chave: Autonomia
Autonomia Docente
Prática Pedagógica
Data do documento: 18-Fev-2020
Resumo: Ainda na contemporaneidade, ser docente é calcado em vários questionamentos a respeito da profissão e de todas as perspectivas do que representa ser um(a) professor(a). Diante desse prisma, uma das questões debatidas, atualmente, é a autonomia docente, questionando o que é e como atingi-la. Assim, durante a prática do estágio supervisionado, essa inquietude gerou as nossas perguntas de pesquisa: o que é autonomia docente? Qual a compreensão de professores sobre autonomia docente? O que é autonomia do professor? Diante disso, temos como objetivo geral analisar a compreensão da autonomia docente e sua relação com a prática pedagógica. Para tanto, temos como objetivos específicos: conceituar autonomia docente, conceituar prática pedagógica, explicar a relação entre autonomia e prática docente e diferenciar o conceito de profissionalismo de profissionalidade. Assim, o presente artigo é fruto de uma pesquisa de campo, baseada principalmente nos estudos de Contreras (2002), Tardif e Lessard (2002), Freire (1986, 1996), Estrela (2015), dentre outros. Além disso, o trabalho também está baseado nas análises feitas sobre os relatos de professores de Língua Portuguesa que atuam em uma escola pública. A pesquisa descritivo-qualitativa foi realizada com três professores, através de uma entrevista estruturada que continha quatro perguntas subjetivas com base nas categorias: autonomia, autonomia docente, profissionalismo e profissionalidade. A partir desses relatos, foi possível verificar que os docentes, em maioria, confundem as caraterísticas de um professor autônomo. Identificam como algo voltado apenas para o domínio da turma e sua capacidade de repassar os conteúdos. Levando em conta que tais valores são imprescindíveis para uma boa docência, portanto, em relação a essa “cegueira” podemos identificar uma docência pautada na superficialidade, na qual os professores acabam se transformando em um mero reprodutor de conteúdo.
Descrição: FREITAS, A. F. de. A compreensão de professores de língua portuguesa sobre autonomia docente. 2019. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/21736
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alina Fernandes de Freitas.pdf544.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.