Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22095
Título: Proposta pedagógica para o ensino de ótica no ensino médio
Autor(es): Pires, Diego Neves
Palavras-chave: Ensino médio
Óptica
Física
Métodos
Data do documento: 20-Nov-2019
Resumo: A compreensão dos alunos no que diz respeito ao ensino do conteúdo Óptica nem sempre se dá de forma satisfatória, fato que deveria provocar nos professores do Ensino Médio sobre a utilização de novas estratégias na abordagem dos conteúdos trabalhados. Aplicado o tema no Colégio Batista de Itaporanga-PB, em uma turma da segunda Série do Ensino Médio, com a utilização de propostas pedagógicas diferenciadas, tendo como objetivo analisar o rendimento dos alunos no final do bimestre, constatou-se que, ao ministrar um dado conteúdo, o importante é que não se limitar a sua exposição a uma única forma de apresentação e centrada somente em discussões, mas se deve estar atento a utilização de propostas pedagógicas apropriadas a realidade do discente, em vista de uma melhor interação entre professor e aluno e vice-versa. Na pesquisa, quando da utilização de técnicas diferenciadas, a exposição do conteúdo juntamente com a experimentação e a técnica da sala de aula invertida, observou-se uma melhor interação dos alunos com o conteúdo ministrado. A partir deste estudo, é nítido que devido à somatória de todos os métodos, percebe-se a evolução dos alunos no que diz respeito a aprendizagem do ensino da óptica, mediante a aplicação das avaliações em cada uma das etapas aplicadas entre eles onde o rendimento foi crescente em cada fase do processo.
Descrição: PIRES, D. N. Proposta pedagógica para o ensino de ótica no ensino médio. 2019. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22095
Aparece nas coleções:85 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diego Neves Pires.pdfPDF - Diego Neves Pires778.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.