Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22208
Título: Uma nova demonstração do teorema de Rolle
Autor(es): Nóbrega, Marley Dias da
Palavras-chave: Teorema de Rolle
Análise Real
Cálculo
Data do documento: 2-Dez-2019
Resumo: No presente artigo, apresentamos uma demonstração do Teorema de Rolle diferente da usual, encontrada em livros de Cálculo e de Análise Real e que faz uso do famoso teorema de Weierstrass a respeito de funções contínuas definidas sobre compactos. A demonstração que damos aqui, devida a H. Samelson (1979), baseia-se no uso iterativo de um caso particular do teorema da corda universal de P. Lévy e de um resultado sobre a convergência de certo tipo de sequência para a derivada de uma função em um ponto de seu domínio. Revisitamos inicialmente o cálculo diferencial para uma função real de uma variável real, no qual encontramos todos os conceitos e resultados preliminares necessários para a compreensão da referida prova.
Descrição: NÓBREGA, M. D. Uma nova demonstração do teorema de Rolle. 2019. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22208
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marley Dias da Nóbrega.pdfPDF - Marley Dias da Nóbrega1.19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.