Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22219
Título: A importância da holding familiar no planejamento sucessório empresarial: análise do planejamento do grupo empresarial Queiroz
Autor(es): Costa, Laura Meira
Palavras-chave: Holding familiar
Direito empresarial
Planejamento sucessório
Data do documento: 7-Jul-2020
Resumo: Este artigo aborda a importância da utilização da Holding Familiar no planejamento sucessório das empresas, sob os aspectos legais, doutrinários e jurisprudenciais, bem como por meio da análise do caso do planejamento do grupo empresarial Queiroz. Valendo-se do método dedutivo e sistemático, além dos tipos de pesquisa bibliográfica e aplicada, almejou-se trazer à discussão a necessidade de se planejar a transferência do patrimônio familiar entre as gerações, principalmente sobre o ponto de vista empresarial, de forma a garantir a longevidade das empresas familiares no contexto brasileiro. A pesquisa é importante, considerando o fato de que esses empreendimentos representam grande parte da economia no Brasil, bem como pelo fato da maioria não conseguir chegar na 3º geração da família. Analisa-se, especificamente, o rol de vantagens da Holding como estratégia de planejamento sucessório, sua forma de constituição, a sua relação com o usufruto e seus benefícios fiscais e societários. Infere-se ser imperativo que as famílias optem por planejar a transferência de suas empresas, como ato de inteligência de governança, de forma a evitar a “pulverização do patrimônio”.
Descrição: COSTA, Laura Meira. A IMPORTÂNCIA DA HOLDING FAMILIAR NO PLANEJAMENTO SUCESSÓRIO EMPRESARIAL: análise do planejamento do grupo empresarial Queiroz. 2020. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)-Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22219
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Laura Meira CostPDF - Laura Meira Cost624.84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito474.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.