Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22232
Título: A casa da madrinha: uma crítica à educação na obra de Lygia Bojunga Nunes
Autor(es): Barbosa, Jariangela de Souza
Palavras-chave: Leitura literária
Práticas pedagógicas
Formação do leitor
Data do documento: 19-Jun-2019
Resumo: Este artigo tem por objetivo discutir a importância da narrativa infanto-juvenil A Casa da Madrinha (1978), de Lygia Bojunga Nunes, para a formação humana das crianças e dos adolescentes. A análise, por um lado, busca demonstrar como as práticas pedagógicas dissociadas do contexto social do aluno dificultam o seu desenvolvimento emocional e intelectual, com implicações fundamentais no aspecto psicológico; por outro, procura apontar o papel relevante da literatura para esta fase do desenvolvimento humano. Logo, o ensino de literatura deve proporcionar a criticidade e a reflexão ao aluno-leitor sobre sua própria realidade interior e exterior. Dificultar e/ou restringir a leitura literária de textos ficcionais orais ou escritos, populares ou clássicos pode mutilar inapelavelmente a personalidade em formação segundo Candido. O livro de Bojunga oferece ao jovem leitor importantes indicações e sugestões para a construção da resiliência, da consciência do próprio valor, bem como para o enfrentamento positivo dos dilemas e medos interiores em um contexto adverso. Muito se tem criticado o aspecto formador da literatura, apontando-o como instrumento de controle e dominação. Todavia, não se deve esquecer que não somente do mau uso vive esta prerrogativa do texto literário. A casa da madrinha é uma prova disto. Para o embasamento desta discussão, foram consideradas as contribuições de Candido (2004), Cademartori (2010), Todorov (2012) e Meireles (1984).
Descrição: BARBOSA, J. de S. A casa da madrinha: uma crítica à educação na obra de Lygia Bojunga Nunes. 2019. 26 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22232
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - JARIANGELA DE SOUZA BARBOSA.pdf427.19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.