Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22284
Título: A justiça restaurativa no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher
Autor(es): Monteiro, Mikaella Regis
Palavras-chave: Justiça penal consensual
Justiça restaurativa
Violência doméstica
Data do documento: 21-Ago-2020
Resumo: A posição de superioridade reputada por muitos homens em detrimento da mulher, enraizada de uma sociedade patriarcal e machista, ocasiona condutas discriminatórias contra a pessoa do gênero feminino. Notoriamente, no âmbito doméstico e familiar essa situação se repete corriqueiramente. A mulher muitas vezes acaba sendo vítima de violência, sem voz, sem escuta, sem coragem, com medo, com dor e às vezes com dependência. Acrescente-se a isso os laços familiares obtidos. Assim, considerando que uma das finalidades da justiça restaurativa é o empoderamento e o protagonismo da vítima através de sua voz, escuta e participação, este trabalho tem como objetivo geral analisar a justiça restaurativa no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. Para tanto possui os seguintes objetivos específicos: a) verificar os institutos de resolução consensual; b) observar a violência doméstica e familiar contra a mulher; c) identificar as políticas judiciárias atuais de combate ao crime de violência doméstica e familiar contra a mulher; d) averiguar o uso da justiça restaurativa no enfrentamento à violência contra a mulher; e) apresentar posicionamentos favoráveis e contrários à aplicabilidade da prática restaurativa nos casos de violência doméstica. Nesse contexto, considerando o objetivo do presente trabalho, foi empregado o método racional indutivo, pois a partir de observações particulares encaminhou-se para noções gerais. Outrossim, utilizou-se o método observacional, uma vez que é possível caracterizá-lo como o início de toda pesquisa científica, posto que serve de base para qualquer área das ciências. Saliente-se que apesar da justiça restaurativa se apresentar como possível caminho de resolução de conflitos, não há posicionamentos uníssonos quanto a sua aplicabilidade. Impende destacar que seria o método restaurativo um complemento ao enfrentamento a violência doméstica e familiar contra a mulher, pois utilizar essa prática não significa excluir/substituir o modelo de processo penal convencional. Um modelo pode caminhar paralelamente ao outro propiciando meios mais efetivos de enfrentamento a esse tipo de violência. Além disso, a prática restaurativa somente deve ser aplicada se as partes estiverem preparadas para tal procedimento. Faz-se necessário analisar as especificidades e peculiaridades do caso enfrentado.
Descrição: MONTEIRO, Mikaella Regis. A justiça restaurativa no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. 2020. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22284
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Mikaella Regis Monteiro.pdfPDF- Mikaella Regis Monteiro649.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito475.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.