Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22384
Título: O instituto da guarda no Brasil como prevenção à alienação parental: uma análise jurisprudencial
Autor(es): Silva, Josicleide dos Santos
Palavras-chave: Alienação parental
Judiciário brasileiro
Análise jurisprudencial
Data do documento: 11-Set-2020
Resumo: O presente trabalho tem por objeto de estudo o Instituto da Guarda no Brasil como prevenção da prática da alienação parental. Tem como objetivo geral estudar o instituto da guarda como forma de prevenir à alienação parental e a atuação do Judiciário como meio de proteger a criança e o adolescente de tal prática. Com os objetivos específicos conhecerem o instituto da guarda no ordenamento jurídico brasileiro, e por fim, fazer uma análise jurisprudencial dentro do ordenamento jurídico brasileiro, que envolva a disputa da guarda, ressaltando que a preservação do melhor interesse estará em primeiro plano. O presente estudo encontra-se respaldado no método de procedimento bibliográfico e documental, analisando a atuação do poder judiciário quando houver disputa da guarda, e confirmar os dados documentais que apontam a guarda como instrumento de rompimento da alienação parental, e que o judiciário em conjunto com a equipe multidisciplinar, compostas por profissionais que auxiliem na realização de estudo psicossocial possam utilizar o instituto da guarda para romper tal prática.
Descrição: SILVA, J. dos S. O instituto da guarda no Brasil como prevenção à alienação parental: uma análise jurisprudencial. 2020. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Prática Judicante) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2020. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22384
Aparece nas coleções:V - EPJ - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josicleide dos Santos Silva693.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF-TERMO DE AUTORIZAÇÃO DO TCC.pdf791.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.