Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22477
Título: Gestão migratória e desenvolvimento econômico: considerações sobre o Pacto Global para uma Migração Segura, Ordenada e Regular
Autor(es): Flôr, Olívia Maria Peixoto
Palavras-chave: Direito Internacional
Direitos humanos
Globalização
Soft law
Data do documento: 23-Nov-2020
Resumo: O advento das novas tecnologias da comunicação e dos transportes, ao mesmo tempo em que encurtou distâncias, trouxe profundas modificações nas formas de atuação dos sujeitos na sociedade contemporânea globalizada. Consequentemente, dessa sistemática advêm novas discussões para as quais o Direito, em especial no plano internacional, necessita fornecer parâmetros e respostas. Nessa esteira, o presente trabalho objetiva analisar os desafios para a gestão migratória sob a perspectiva do desenvolvimento econômico, e, nesse âmbito, tecer considerações a respeito do Pacto Global para uma Migração Segura, Ordenada e Regular. Para tanto, utilizou o método bibliográfico e documental, em seus meios, e exploratório, quanto aos seus fins. Como procedimento técnico, empregou um enfoque interdisciplinar, que transita entre o Direito e a Economia. A análise concluiu que a relação entre migração internacional e desenvolvimento econômico é complexa e recíproca, e necessita estar permanentemente pautada na redução das desigualdades entre as diferentes regiões do planeta e na melhoria dos ambientes negociais dos países de origem, para permitir que as contribuições positivas sejam assimiladas e reduzir as pressões migratórias. Nesse panorama, o Pacto Global poderia funcionar como um instrumento importante para nortear a atuação dos Estados, embora, pelo seu caráter de norma de soft law, pareça pouco crível que seja o bastante, em especial no atual momento de recrudescimento dos nacionalismos, retóricas de guerra contra o terrorismo, e do enfraquecimento ao multilateralismo.
Descrição: FLÔR, Olívia Maria Peixoto. Gestão migratória e desenvolvimento econômico: considerações sobre o Pacto Global para uma Migração Segura, Ordenada e Regular. 2020. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22477
Aparece nas coleções:22 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Olívia Maria Peixoto Flôr.pdfPDF - Olívia Maria Peixoto Flôr621.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito427.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.